Programa
Restauração do “Palais des Gouverneurs” e reconstrução de uma parte que foi destruída em Dezembro de 1943. Restauro do edifício antigo, seu pátio e as rampas que vão para cima do balaústre. Criação de um design original para o mobiliário. O edifício é reconhecido pela França como marco histórico. (Classé Monument Historique)
História do edifício
A origem da construção do Palácio remonta ao século XV, residência do Governador que era representante da República de Génova na ilha de Córsega. O Palácio também foi usado como um tribunal, uma prisão e um forte. Foi altamente fortificado e sofreu diversos ataques. Foi remodelado uma série de vezes.
No final do século XVII, quando Córsega se tornou francesa, o Palácio foi transformado em um quartel militar do qual a maior parte da decoração interior foi removida.
Em Dezembro de 1943, a cidade de Bastia foi bombardeada e o edifício foi danificado. Após a Segunda Guerra Mundial, o edifício começou a abrigar o museu da cidade depois de uma restauração breve, sendo que a parte que havia sido destruída pelo bombardeio não foi reconstruída na época.
O “Palais des Gouverneurs” como símbolo de poder
A forma do Palácio está relacionada a sua finalidade original, a mansão do Governador de Córsega quando a ilha estava sob o domínio da República de Génova (atualmente parte da Itália). A planta é um quadrado perfeito, uma forma geométrica que simboliza ordem e poder.
O projeto foi recuperar a geometria da construção quadrilátera original. O vácuo deixado pela destruição no canto noroeste durante a Segunda Guerra Mundial foi preenchido em um estilo contemporâneo.