O desafio do projeto é converter uma quinta nos arredores de Barcelona, de pequenos espaços e mal iluminados, na residência da estilista Lurdes Bergada, que pede a entrada de luz e espaços abertos em uma construção que tradicionalmente é carente disso.
Basicamente, opta-se por liberar o corpo original da casa, já que esta sofreu diversas adições ao longo do tempo, e esvazia-la por dentro. Já quanto a ampliação, esta se desligaria da construção existente, deixando bem claro o seu caráter, e quebra-se, a fim de abrir visuais, e alojar o hera em frente a casa.
Se aposta na criação de uma planta a mais fluida possível, na qual os espaços estivessem permanentemente comunicados, sem a necessidade de se misturar. Dessa forma, consegue-se um uso completo do espaço, em que antes tinha espaços sem utilização, ou cantos esquecidos.
Com relação aos materiais, tentou-se limitar a paleta: de um lado o caiado original da quinta, respeitando ao máximo a construção existente, e de outro, o reboco de cimento em todo o corpo da ampliação. Com isto diferencia-se o novo do antigo, que acaba costurado por um pavimento continuo de tábuas de madeira de recuperação.
Para garantir a entrada de luz, são desenvolvidas grandes aberturas nas fachadas leste, sul e o oeste, com esquadrias de correr ou safonadas, que podem ser totalmente abertas, e que assim permitem uma ótima relação entre o interior e o exterior. Essa relação é exibida na fachada sul, por um pórtico-galeria, que serve de conexão/proteção entre estes dois espaços.
Informação Complementar:
- Construtor: Construccions Vall-llobera
Cliente: Lurdes Bergada