Os cidadãos de Aberden, Escócia, votaram em favor da proposta de requalificação do Aberdeen City Garden, com custo de 140 milhões de libras, projetado pelo escritório nova-iorquino Diller, Scofidio & Renfro (DS+R), com a colaboração dos arquitetos locais do Keppie Design e os arquitetos paisagistas da Filadélfia, OLIN.
Os planos de DS+R de reestruturar os Union Terrace Gardens do século XIX com uma teia de granito (“Granite Web”) pretendem “fundir natureza e cultura em uma rede vital social no coração da cidade” com uma “teia elástica de interconexões tridimensionais” que se expande no terreno de seis hectares.
O referendo revelou uma assembleia competitiva, 41.175 cidadãos de Aberdeen votaram na preservação dos jardins existentes enquanto 45.301 votaram na continuidade da remodelação do City Garden.
De acordo com a reportagem de BDOnline, Charles Renfro afirmou: “Estamos entusiasmados que o público saiu em favor do City Garden Project, ainda que por uma pequena maioria”.
“Esta é uma oportunidade única na vida de trazer um novo pulso para o coração de Aberdeen através de atividades ao longo do ano e um desenho inovador. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho com os cidadãos de Aberdeen, em refinar o design e entregar um projeto para toda Aberdeen usar e aproveitar”.
O próximo passo demandará que a equipe de DS+R crie plantas detalhadas antes de submeter uma aplicação de planejamento ainda neste ano. O projeto está programado para ser concluído em 2016.
Referências: BDOnline; BBC; Diller, Scofidio & Renfro