Escola NAVE / OFICINA de Arquitetos

O projeto para o Colégio Estadual José Leite Lopes e NAVE (Núcleo Avançado em Educação) tomou corpo na parceria entre o Instituto OI Futuro e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A implantação de um novo projeto pedagógico fruto desta parceria busca atender alunos do ensino médio do sistema público.

© Fran Parente

A escolha pelo local de implantação da Escola interferiu fundamentalmente no desenvolvimento de um projeto de arquitetura que não só absorvesse as necessidades de atender os compromissos pedagógicos e funcionais de uma escola, mas que transcendesse este quesito básico.

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O local escolhido pelo Instituto OI Futuro para a inserção desta Escola consiste num bloco de dois edifícios, onde, atualmente, funciona o Centro de Distribuição de Linhas Telefônicas da OI. O maior objetivo do projeto consiste em ter que atender ao uso escolar e ao mesmo tempo isolar as áreas técnicas deste Centro, pois é inviável a realocação total do antigo uso.

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Porém o desafio de conciliar dois usos aparentemente desarmônicos é interessante, quando relacionamos a esta questão as tendências globais promovidas na reconstrução e transformação das grandes cidades, como o Rio de Janeiro, e seus centros urbanos abarrotados de concreto, vidro, aço e gente.

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As novas condições sociais, e conseqüentemente, arquitetônicas interferem na vida das cidades, que vêm, na sua condição heterogênea, encontrando saídas curiosas para exemplos de incompatibilidade de usos como este, onde a ocupação dos vazios e a sobreposição de sistemas de mobilidade tem se transformado constantemente, sendo hoje a chave para a boa conciliação entre atividades que aparentemente não conversam.

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No caso de nosso projeto para o NAVE na Tijuca, o primeiro passo foi entender o sistema de uso das áreas que necessariamente deveriam permanecer isoladas a sua atividade de manutenção e programação. Isolar estas áreas de um sistema próprio de circulação e acesso clarificou as direções a serem adotadas nas demais áreas de interferência das atividades da escola.

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O próximo passo foi tomar conta dos espaços vazios deixados para a ocupação da escola, criando um sistema independente de usos e circulações através da inserção de um edifício escada, que conecta os andares ocupados pelo novo uso, atendendo as necessidades de acessibilidade e nova dinâmica do lugar. Internamente, uma antiga escada e três elevadores também conspiram para a adaptação do novo uso.

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O edifício escada é constituído de estrutura de aço, revestido por uma camisa de placas de chapas galvanizadas expandidas com diversos gradientes e nuances de transparência, trazendo para a fachada principal a nova intervenção fruto da reforma dos espaços e da adaptação do novo uso. O novo estende-se se expondo a cidade também pela inserção de uma plataforma técnica, que funciona como suporte a logomarca da NAVE e de um painel itinerante, criado pelo designer Jair de Souza, que veste parte da fachada do edifício antigo com imagens produzidas por estudantes.

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As áreas de acesso de alunos, funcionários da escola e do público se concentram no primeiro e segundo pavimentos, já que o térreo situado no nível +1,23m é tomado pela Central de Comunicação da OI. O primeiro pavimento está no nível +4,19m e basicamente funciona como atendimento, direção, sala de professores, refeitório, cozinha, serviço e manutenção. Este nível +4,19m é o mesmo do acesso de serviço, situado na rua lateral Santa Maria Rosselo, onde encontramos guarita de controle de serviço, acesso de carga e descarga e área para funcionários.

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O Segundo Pavimento, nível +7,11m situa-se o primeiro andar de Laboratórios, Auditório (para 119 pessoas) e Exposição. O 3º. Pavimento, nível +12,80m, e 4º. Pavimento (nível +18,30m) são ocupados por salas de aula. No pavimento de Cobertura, nível +24,09m, está localizada a quadra poliesportiva e os vestiários, que serão objeto de execução em fase posterior.

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Os andares se configuram como grandes espaços vazios sendo ocupados por volumes que carregam consigo seu uso específico, sendo possível identificar nestes vazios os volumes de salas de aula e demais atividades. É esta postura que definiu a forma de construção e utilização das salas de aula, aproveitando as janelas e o sistema de ar condicionado existente em cada andar.

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Com esta especificidade o cuidado com a acústica para o funcionamento das salas e dos ambientes externos a elas é fundamental. Portanto, para atender a esta necessidade foi desenvolvido pelo eng. Moyses Zindeluk, em parceria com nosso escritório, um sistema de absorção e reflexão do som que torna o ambiente, praticamente aberto de salas de aula, acusticamente adequado para as atividades escolares, sem desqualificar o conceito arquitetônico de ocupação do espaço pelos volumes e de aproveitamento de sistemas mecânicos de condicionamento de ar existentes.

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O mesmo espírito intervencionista que ganhou forma com a reforma e a mudança de parte do uso deste conjunto de edifícios, inspirou a programação visual adotado pelo design Jair de Souza, que trouxe o estereótipo da “linguagem digital” para dentro da escola, fazendo da gráfica aplicada as paredes, teto e piso uma marca expressiva na arquitetura dos espaços da NAVE e da Escola Estadual José Leite Lopes.

Corte

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:OFICINA de Arquitetos
  • Ano:
  • Área construída: 8600 m²
  • Endereço: Rua Uruguai 204, Tijuca Rio de Janeiro Brasil
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Estrutura: Metal
  • Localização: Rua Uruguai 204, Tijuca , Rio de Janeiro, Brasil

Equipe:

  1. Desenvolvimento e Execução do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: OFICINA de Arquitetos
  2. Autores do Projeto de Arquitetura: Arq. Ana Paula Polizzo, Arq.Gustavo Martins e Arq. Marco Milazzo
  3. Equipe: Arq. Raíssa Rocha, Luísa Gonçalves, Natália Mayer

Informação Complementar:

  1. Obras Civis, Inst. Técnicas e Montagem Mecânicas: Technion Engenharia e Tecnologia LTDA
  2. Gerenciamento de Projetos e Obras: Vieira Sampaio/ LMC Engenharia e Planejamento
  3. Programação Visual: Jair de Souza
  4. Instalações Prediais: Carlos Valério
  5. Estrutura da Escada Metálica: Eng.Francisco Elvas
  6. Projeto e Instalação de Ar Condicionado: Climar Refrigeração
  7. Acústica: Moyses Zindeluk
  8. Coordenação de Educação OI Futuro: Sâmara Werner
  9. Gerenciamento de Projetos e Obras do OI Futuro: Arq. Taissa Thiry

 

 

 

 

 

 

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Escola NAVE / OFICINA de Arquitetos" 16 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-37561/escola-nave-oficina-de-arquitetos> ISSN 0719-8906

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