Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Edifício Bionand / PLANHO

Guardar

 

O edifício Bionand responde a uma estrutura basicamente horizontal, com um esquema de tripla distribuição, situando os laboratórios nas fachadas, e os espaços de apoio e investigação na zona central, iluminados pelos grandes vazios em que são desenvolvidos os pátios-clarabóias.

© Alejandro González

São estes os elementos protagonistas do projeto, introduzindo o espaço necessário em uma trama intencionalmente densa, ordenando o conjunto e proporcionando iluminação natural a qualquer canto do edifício, aspecto essencial na percepção e conforto dos espaços gerais.

© Alejandro González

O esquema de matriz com corredor duplo permite a melhor otimização dos recursos, assim como a versatilidade de uso dos espaços de investigação e de apoio. É o esquema ideal para estruturas funcionais que requerem mudanças sem afetar os elementos arquitetônicos. Para isso se concebe uma organização dos laboratórios completamente flexível, em continuidade uns com os outros, e simplesmente separados por um elemento de vidro.

© Alejandro González

A localização das instalações tem um papel determinante na versatilidade desta configuração, o que garante que o edifício seja um recipiente flexível para qualquer organização de trabalho que se queira implantar.

© Alejandro González

O edifício tem quatro pavimentos, sótão, semi-sotão, térreo e primeiro andar, com um importante espaço de instalações no piso de cobertura.

Imagem 2

Os espaços de investigação é desenvolvido nos dois pavimentos superiores, deixando o semi-sotão para as zonas de apoio e serviços, e o sótão para o estacionamento. Dois núcleos de comunicação, estrategicamente situados, permitem a separação dos usos (geral e serviços).

© Alejandro González

Em relação à materialidade, o edifício combina o aço corten nos núcleos de comunicação com chapa de alumínio perfurada, o que confere um aspecto de solidez, sem acabar com a permeabilidade visual no interior.

© Alejandro González

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:PLANHO
  • Ano: 2008
  • Área construída: 6500 m²
  • Área do terreno: 6762 m²
  • Endereço: Rua Severo Ochoa 35, Parque Tecnológico de Andaluzia, 29590 Campanillas Málaga Espanha
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Aço e Metal
  • Localização: Rua Severo Ochoa 35, Parque Tecnológico de Andaluzia, 29590 Campanillas, Málaga, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteto: PLANHO – Emiliano Rodríguez, Enrique Vallecillos, Manuel Pérez

Informação Complementar:

  1. Construtora: Sando
  1. Orçamento: 8.600.000 €

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Edifício Bionand / PLANHO" 13 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado 13 Jan 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/01-37577/edificio-bionand-planho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.