O projeto parte da necessidade de dotar o municipio La Pobla de Vallbona de uma instalação esportiva e de recreio, aquática, que faltava e que representava uma necessidade da população. Estas instalações são anexos e passam a completar e melhorar o complexo esportivo existente.
O programa consiste em uma sala de águas coberta, com uma piscina principal (25×16,5m), uma pequena escola (6×12,5m), uma jacuzzi e espaços anexos para monitores e tratamentos.
Ainda conta com quatro salas esportivas de distintos tamanhos, cinco vestiários com banheiros e duchas, depósito, escritório de administração, enfermaria, limpeza, cafeteria com múltiplos acessos e terraço, e áreas verdes.
No exterior, está uma piscina ao ar livre, de recreio e sobre a cobertura quatro campos de padel (jogo valenciano, semelhante ao tênis).
O programa de necessidades é desenvolvido principalmente em uma só planta, no que a disposição dos espaços, a relação com o entorno e a acessibilidade estão garantidas.
Cria-se três volumes com três níveis diferentes, um mais alto com uma proporção quase quadrada, outro como conector e por último o da cafeteria, que se materializa como uma peça mais leve e brilhante, mediante um revestimento de vidro.
Todos os espaços são organizados em torno ao acesso principal, permitindo que com um pequeno caminho horizontal se acesse a atividade desejada.
IMAGEM
O complexo apresenta uma imagem clara, com os volumes indicando os diferentes usos, hierarquizando em altura e em imagem a peça mais significativa. Para se ter unidade no conjunto são utilizadas lâminas de alumínio, colocadas na horizontal que correm a fachada como um rodapé de um andar de altura, unindo vazios e cumprindo uma dupla função, estética/compositiva de um lado e de controle solar nos dois grandes panos de vidro da fachada.
Acima deste nível, destaca-se o volume prismático da piscina principal, com uma fachada ventilada de lâminas horizontais de um material compacto de resinas fenólicas de diversas larguras.
A cafeteria, colocada como um nexo ou ponto de união entre o existente e as novas instalações, é pensada como um lugar luminosos e transparente, de dia inundado de luz, com seus grandes panos de vidro, e a noite iluminado como uma lanterna, reconhecível em todo o complexo.
Nos interiores, prioriza-se a luz natural, tentando maximizar seu aproveitamento, e a utilização de cores vivas e motivos que conferem uma imagem dinâmica e esportiva.
A sala principal da área de piscinas, é destacada por sua espacialidade, conseguida com a eliminação de elementos que interrompem a continuidade visual, e pela luz natural filtrada pelas lâminas exteriores.
MATERIALIDADE
Para este projeto decidimos utilizar materiais que nos garantam uma vida útil prolongada, materiais que sejam resistentes, tanto ao desgaste pelo uso, como ao ambiente que estarão expostos, e com um contrastante baixo custo de manutenção.
Concreto à vista, concreto nas paredes, vidro, alumínio lacado, aço inoxidável, revestimento contínuos vinílicos no piso, revestimentos de paredes de painéis compactos de resinas fenólicas, solid-surface no mobiliário dos vestiários, reforçam a ideia de uma instalação moderna e duradoura.
Informação Complementar:
- Instalações: ICS Ingenieros
- Cálculo estrutural: Tignus S.A. Ingeniería y Construcción
- Construtora: FCC Fomento de Construcciones y Contratas S.A.
- Cliente: Prefeitura de La Pobla de Vallbona
- Fotografias: Carlos Gutierrez e Emilio Conejero