Um projeto de ampliação e renovação de um edifício em Tribeca, Nova Iorque, criou este interessante projeto de um loft vertical, conhecido como a Inverted Townhouse.
A estrutura original era um daqueles típicos edificios nova-iorquinos que ocupa todo o lote, consumindo até mesmo o espaço exterior. Invertendo a organização convencional de uma townhouse, este projeto recupera ainda mais o valor deste cobiçado terreno. Três grandes pés-direito trazem para o interior da casa muita luz, além de favorecer a ventilação e dar vida aos espaços centrais, antes escuros e sub-utilizados.
Esses vazios ainda contribuem para aumentar a contemplação visual do espaços, interligando-os visualmente e criando uma atmosfera de jardins internos e pátios que possibilitam novos e interessantes usos ao cotidiano doméstico de seus moradores.
Concebida como uma construção nova, quase como de cabeça para baixo, esta townhouse entusiasma a qualquer um que chega. Painéis de aço corten auto-estruturantes são suspensos nos vazios e volumes de vidro com juntas de silicone que parecem flutuar no interior da casa e permitir a contemplação do céu, seja da sala ou do pátio externo criado. A estrutura suspensa de aço corten se estende até o volume de pé-direito duplo onde se têm as salas de jogos e leitura. Continuando com o intuito de trazer luz para o interior da casa, trechos de vidro nos pisos também garantem iluminação para os niveis mais baixos.
Coerente com a lógica da inversão, a entrada principal da casa se dá no quinto andar. Aberto para a justaposição dos vazios externos e internos, o pátio interno se ergue até a cobertura, enquanto as escadas descem para os espaços íntimos. Duas sequências separam a circulação comum e íntima através desses espaços. A circulação para cima une os espaços comuns e termina no terraço da cobertura, de onde se avista a cidade. A circulação para baixo configura a disposição dos quartos, salas de jogos e leitura através da escada, culminando no andar inferior de onde através dos vazios e do pátio interno envidraçado pode se contemplar o céu.