Mais videos de Cristóbal Palma en ArchDaily Brasil.
Também pode seguir Cristóbal Palma no twitter @CPalmaPhoto e no Facebook.
Os Donos e o terreno
O proprietário mudou-se da Europa para Maui. Enquanto o sul da ilha serve como abrigo para resorts luxuosos que tomam partido das paradisíacas praias, o norte da ilha é o lugar perfeito para esportes aquáticos, devido a seus ventos e ondas perfeitas.
Distanciado do continente e no meio do oceano, nesta ilha a função de lar cumpre uma função diferente de uma habitação na grande cidade. Principalmente, trata-se de uma habitação que aproveita a paisagem e ainda tenta acolher cada grupo de pessoas que chegue. Por isso, as celebrações ou festas são parte do requisito que os espaços têm que cumprir, em especial, a cozinha e a sala de jantar.
As condições do lugar e a resposta
Diante da presença de particularidades da paisagem e do clima, a proposta consistiu em amarrar diferentes habitações sob um mesmo teto, que se dobra para adequar-se à paisagem. Os espaços tomam uma forma de U e abrem-se ao oceano. O teto, em alguns pontos, recebe a possibilidade de ser habitado como um deck.
A residência foi pensada em função do clima, já que a ventilação cruzada incorporada permitiu dispensar o ar condicionado.
Foram utilizados materiais locais para, assim, aumenta as relações entre habitação e paisagem.
Confira o o set completo de fotografias desta obra no site do fotógrafo Cristobal Palma e siga seu trabalho no twitter @EstudioPalma ou no facebook Cristobal Palma Photography. Veja mais obras fotografadas por Cristóbal em ArchDaily Brasil.