No fim de maio, na capital russa, acontece tradicionalmente a bienal de arquitetura “ARCH Moscow”. Za bor architects apresentou este ano uma nova ideia de uso efetivo de áreas inabitadas com o objetivo de criar espaços para a prática de negócios.
O conceito é especialmente notável já que Moscou é a maior cidade na Europa, com a economia crescendo rapidamente e uma escassez permanente de áreas criativas para trabalho, demandadas pelos numerosos estúdios de design, galerias de arte moderna e outras organizações de atividades conectadas à arte.
A característica proeminente de muitas áreas de Moscou é a presença de edifícios de múltiplos pavimentos com paredes cegas e passagens amplas entre eles. Este projeto promove o uso destes espaços livres entre edifícios para a criação de escritórios econômicos e originais que não bloqueiam o acesso aos pátios internos.
A primeira realização deste conceito será o escritório de za bor architects que foi planejado para ser construído entre duas casas na 5th Kozhukhovskaya Street. O projeto possibilita a criação de um volume de três pavimentos com a área da cobertura acessível, dividido por painéis modulares. O suporte que dá forma à construção é uma unidade estrutural única fixada entre as fachadas cegas das casas. A fachada principal poligonal resolvida em volumes dinâmicos é feita de luz e policarbonato celular durável; a fachada voltada para o pátio é plana e completamente envidraçada.