A habitação foi projetada na Fila I, Lote 5 da praia Lomas del Mar, em Cerro Azul. O terreno é uma crista de rocha e areia semicurva que alcança a cota máxima de 48 metros acima do nível do mar, e desce abruptamente 8 metros até seu ponto mais baixo. O lote possui uma vista de 180 graus, tendo como fundo o Oceano Pacífico ao sul, e a vista panorâmica de toda a praia, a leste e ao norte.
Os objetivos para o desenvolvimento foram dois: aproveitar a maior vista possível do mar para os ambientes sociais e o quarto principal, e aproveitar ao máximo a área do terreno.
Para tentar cumprir o primeiro objetivos, foram desenhados dois volumes paralelos, um dos quais aparece acima do outro, ou seja, levantado 1,20 metros acima, para poder ver o mar. Os volumes são unidos pelo eixo de circulação principal da habitação que acaba na piscina e na vista de toda a praia. Para aproveitar o terreno ao máximo, projetamos grandes balanços, já que a área utilizável do lote era reduzida conforme se alcançava a cota mais alta.
Ao entrar na casa, temos o primeiro volume á esquerda, onde está localizada a maioria dos dormitórios. O quarto principal e seu terraço foram girados 45 graus, a fim de se conseguir a vista do mar.
O segundo volume, à direita, tem na parte mais baixa as zonas sociais e de serviço, e na parte mais alta um estar e um quarto de hospedes. A sala de jantar é um ambiente com pé direito duplo, que termina na piscina e em um terraço perpendicular.
A sala de estar, no segundo pavimento, é integrada espacialmente com a sala de jantar do primeiro andar, e também goza da vista da praia. A escada que leva ao segundo andar do projeto é de concreto aparente e projeta-se como um balanço sobre a cozinha, separando este ambiente da sala de jantar.
Por fim, os materiais trabalhados no projeto foram: o concreto aparente, as paredes com reboco e pintadas de branco, e a pedra de granito. Esta ultima foi usada para cobrir a base sobre a qual estão apoiados os volumes suspensos, com a intenção de separar os mesmos do terreno natural.
A piscina, acabada em um vidro duplo laminado, que deixa ver a água, para ressaltar o contorno do plano suspenso de concreto, que recebe o terraço e a piscina.
Informação Complementar:
- Estruturas: Eng. Carlos Salcedo e Ing. Jorge Haaker
- Construtor: Eng. Daniel Dongo