A equipe de gestão de Skolkovo começou o desenvolvimento do projeto em 2010, nomeando os principais arquitetos e desenhistas de todo o mundo a apresentar propostas. Depois de um concurso em 2011, um masterplan conceitual foi colocado como base para a elaboração dos planos individuais. Herzog & de Meuron foi o encarregado de desenhar a universidade de Skolkovo, a qual é parte de um plano maior que inclui zonas residenciais e de equipamentos. Mais imagens à continuação.
Skolkovo é uma iniciativa privada apoiada pelo governo russo para uma nova comunidade urbana ao oeste de Moscou. Nomeado após uma vila próxima, o novo estabelecimento ocupará uma superfície de 4,8km². Na atualidade, o local está coberto principalmente por campos, prados e bosques, dotados de zonas industriais e ruínas da era soviética. Está atravessado por rodovias, incluindo a artéria principal de tráfego a Minsk. Skolkovo é uma tentativa muito ambiciosa e divulgada para construir um novo bairro que – ao contrário dos antigos povos satélites soviéticos – oferece uma qualidade urbana inerente através de uma vibrante mescla de usos.
Não menos importante é o objetivo de criar um centro mundial reconhecido por sua inovadora tecnologia do século XXI, que abrange a investigação, produção e até mesmo as instalações das novas sedes de empresas, assim como as escolas, institutos e uma universidade. O esquema consiste na Universidade de Skolkovo, a ser realizada em duas fases, junto com as propostas para uma zona residencial de casas para mestres, professores, estudantes e outros novos residentes atraídos pela área. Os desenhos deste bairro residencial serão refinados em uma fase posterior a partir de 2012. Para este fim, o mandato será atribuído através dum concurso de projeto.
Via: afasia