Nosso jardim de infância é localizado próximo a um futuro parque em frente de um edifício público em Sant Pere Pescador, perto do Mar Mediterrâneo no norte da Espanha. É uma pequena escola de um pavimento, composta de um conjunto compacto de edifício e pátio, de forma simples que otimiza sua adaptação ao local.
As paredes de blocos de concreto branco e as amplas janelas de vidro definem uma arquitetura racional que combina com um contraponto vital de fechamentos de aço pintados e grandes coberturas em toldo de tela estampada.
Cinco áreas principais são dispostas (três salas de aula, múltiplo uso e espaço administrativo) na fachada sul com acesso ao pátio e totalmente transparente de modo a aumentar a luminosidade. As instalações de serviço (cozinha, vestiário e depósito) estão localizadas na fachada norte e são usadas como “colchão térmico” contra a umidade e o vento.
O edifício possui telhado verde; fornecimento de energia geotérmica associado ao piso que irradia o calor; isolação térmica e acabamentos internos feitos de cortiça (material de aproximação); fechamentos de vidro com sensores de ruptura térmica juntamente com um toldo para o controle da iluminação natural, funcionando como uma grande árvore artificial.
Este é um pequeno projeto realizado por uma prefeitura (a menor instância do governo), com um orçamento reduzido e também dedicado às “pessoas menores”. Mas surgiu com grandes ambições: anseia que as crianças aprendam a partir do zero o que está em jogo no mundo, proporcionando assim um edifício que respira, que é eficiente do ponto de vista energético e que é construído com materiais locais.
Graças à disposição dos clientes e dos autores (a equipe de arquitetos trabalhou com os padrões de qualidade e eco-design europeu ISO 9001 e ISSO 14006) e um subsídio do ICAEN (Instituto Catalão de Energia), alcançando a maior pontuação – A – em eficiência energética.
- Fotografias: Aitor Estévez, Mauricio Mailhou, Enso Laise, Unai Gomez, Xavi Martínez, José Vera
- Custo: 506,000 euros
- Caráter: Público – com auxílio financeiro de ICAEN (Instituto Catalão de Energia) – para suplemento de energia geotérmica