Casa de Ópera Guangzhou / Zaha Hadid Architects

Como pedras num fluxo d’água aplainado pela erosão, a Casa de Ópera Guangzhou situa-se em perfeita harmonia com sua localização ribeirinha, conformando o coração do desenvolvimento cultural de Guangzhou. Seu exclusivo desenho twin-boulder* aprimora a cidade, pela abertura para o Rio das Pérolas, unificando os edifícios culturais adjacentes com a as torres da economia internacional.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

O auditório de 1800 lugares da Casa de Ópera possui a última tecnologia acústica, e a menor sala multifuncional, de 400 assentos, desenhada para atuações artísticas, ópera e concertos.
O projeto evoluiu a partir dos conceitos de uma paisagem natural e da fascinante interação entre arquitetura e natureza; interagindo com os princípios da erosão, geologia e topografia. O desenho da Casa de Ópera Guangzhou foi particularmente influenciado pelos vales fluviais – e a maneira em que eles são transformados pela erosão.

© Iwan Baan

As linhas de dobragem nesta paisagem definem territórios e zonas com a Casa de Ópera, cortando dramáticos “canyons” interiores e exteriores para a circulação, lobbies e cafés, e permitindo que a luz natural entre intensamente no edifício. Transições suaves entre elementos díspares e diferentes níveis continuam esta analogia à paisagem. Unidades personalizadas, moldadas em fibras de vidro reforçado com gesso, têm sido utilizadas para o interior do auditório, continuando a linguagem arquitetônica de fluidez e uniformidade.

Fachada Sul
© Iwan Baan

A Casa de Ópera Guangzhou tem sido o catalisador do desenvolvimento de equipamentos culturais na cidade incluindo museus, biblioteca e arquivo. O projeto da Casa de Ópera é a última realização da arquiteta Zaha Hadid, com uma exploração única das relações do contexto urbano, combinando as tradições culturais que moldaram a história de Guangzhou, com a ambição e otimismo de que isto criará o seu futuro.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Zaha Hadid Architects
  • Ano: 2010
  • Área construída: 70000 m²
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Concreto
  • Estrutura: Aço e Aço
  • Localização: Guangzhou, China
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Zaha Hadid Architects
  2. Diretor do Projeto: Woody K.T. Yao, Patrik Schumacher
  3. Líder do Projeto: Simon Yu
  4. Equipe de Projeto: Jason Guo, Yang Jingwen, Long Jiang, Ta-Kang Hsu, Yi- Ching Liu, Zhi Wang, Christine Chow, Cyril Shing, Filippo Innocenti, Lourdes Sanchez, Hinki Kwong, Junkai Jiang
  5. Instituto Local de Design: Guangzhou Pearl River Foreign Investment Architectural Designing Institute (Guangzhou, China)
  6. Engenharia Estrutural: SHTK (Shanghai, China); Guangzhou Pearl River Foreign Investment Architectural Designing Institute
  7. Engeharia da Fachada: KGE Engineering (Zhuhai, China)
  8. Serviços de Construção: Guangzhou Pearl River Foreign Investment Architectural Designing Institute (Guangzhou, China)
  9. Consultores de Acústica: Marshall Day Acoustics (Melbourne, Australia)
  10. Consultores de Teatro: ENFI (Beijing, China)
  11. Consultures de Iluminação: Beijing Light & View (Beijing, China)
  12. Gerenciamento de Projeto: Guangzhou Municipal Construction Group Co. Ltd. (Guangzhou, China)
  13. Gerenciamento de Construção: Guangzhou Construction Engineering Supervision Co. Ltd. (Guangzhou, China)
  14. Empreiteiro Principal: China Construction Third Engineering Bureau Co. Ltd. (Guangdong, China)

 

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casa de Ópera Guangzhou / Zaha Hadid Architects" 30 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-40830/casa-de-pera-guangzhou-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.