A concepção do conjunto inclui o arranjo de vários arcos em forma de tiras de 4m de largura por 40m de comprimento, cada. A sala de exposições é um grande espaço no sub-solo, a 6m de profundidade, enquanto a maior elevação acima do solo alcança 5,8m. O centro de artes performáticas, conquistado após uma cuidadosa recuperação do lugar histórico situado na borda sul do terreno, tem também um espaço subterrâneo de 3,6m, alcançando altura máxima de 7m. A fachada frontal denuncia a elegância e graça do edifício.
Conceito do Projeto
Yungang Grottoes é uma das maiores grutas da China. Há 45 principais cavernas, 252 nichos, e mais de 51000 esculturas em pedra, desfrutando da boa reputação em todo o mundo com sua delicadeza e beleza eterna. A obra-prima do conjunto são as artes rupestres budistas datadas do século 5 a.C. Apesar de tamanha importância para a cultura local, as cavernas e esculturas do conjunto sofrem, há pelo menos mil e quinhentos anos, com os rigores do tempo, intempéries, erosões e terremotos.
Por esta razão, o novo museu busca representar uma atitude clara e positiva para a melhoria do local. Ao contrário de uma abordagem usual, o volume edificado fica semi-enterrado para evitar interferências negativas na paisagem. Com a aplicação de técnicas modernas, a arquitetura do museu está perfeitamente integrada ao entorno.
Conceitualmente, a grande construção de 6000m² está quase toda escondida sob a terra. Sua cobertura curva, com 300m de comprimento expressa uma linguagem simples e suave, com um ritmo em sintonia com a beleza da terra. Uma arquitetura cuja concepção de vastas aberturas e mínimo impacto no entorno, o museu representa a história das Grutas com um interessante talento.
Uma nova paisagem arquitetônica depois de 1500 anos trará um futuro brilhante para este patrimônio cultural cujo requinte e beleza se abrem para o mundo. De cima, o ritmo simples das ondas da cobertura dá ao edifício um sentido de gravidade, cuja harmonia com o entorno é perfeitamente integrada.