CASA E GALERIA
O projeto se estabelece em um terreno irregular de 3,16m2 e tem dois usos:
O primeiro é uma residência a qual conta com grandes espaços para o habitar diário, e o segundo uso é o de uma galeria, outro requisito do cliente, devido seu gosto pela arte.
A irregularidade do terreno foi a principal guia para o projeto desta habitação, já que existiam variações de até 10 metros de altura na vertical. De modo que, com isso, a proposta consistiu em distribuir os usos em diferentes níveis.
Na parte mais baixa, a galeria. Com a necessidade de contar com um ar condicionado para o espaço fechado, o volume emerge como se fosse uma grande plataforma rochosa.
Na parte superior, a casa com o desejo de captar as vistas do entorno da melhor forma possível, a habitação é distribuída abaixo de uma laje de 81 metros, completamente construída em concreto armado.
A distribuição dos espaços e suas aberturas ao exterior permitem que cada lugar tenha uma vista ao entorno. A comunicação entre os diferentes níveis da residência é feita através de um núcleo central que recebe um elevador. Conecta diretamente o primeiro nível da galeria com o nível da habitação. Em um nível intermediário conecta os serviços e o pavimento da garagem.
Informação Complementar:
- Modelo: Luciana Vasconcellos
- Engenharia estrutural: Márcio Gonçalves
- Engenharia: Projelet Ltda.
- Construtora: PHM Engenharia