Os primeiros passos dados pelo arquiteto e pelo cliente começaram com a procura por um local de construção adequado. Sob o conselho do arquiteto, duas casas vizinhas foram compradas, o que excedeu o orçamento do cliente. No entanto, isso os permitiu redefinir os limites do terreno e construir uma nova casa em um dos dois lotes. Durante a construção da casa, o cliente pode continuar morando na casa ao lado antes de vendê-la.
Programa /Local
O programa inclui a construção de uma casa pequena, para um orçamento limitado, no centro da cidade de Ghent. O local é um terreno estreito e profundo, onde é possível construir três pavimentos.
Conceito
Dada a limitada largura do terreno, o projeto foi desenvolvido a partir do corte. Vendo a casa como uma sequencia de três elementos/partes com alturas variadas. As duas primeiras partes consistem em três pavimentos conectados por uma caixa de escada central. As escadas servem os diferentes níveis que variam em altura de pé-direito. Isso cria diferentes perspectivas e uma continuidade espacial. Uma claraboia sobre as escadas permite que a luz natural penetre na casa.
Construção
Entra-se na casa através de uma área com um pé-direito baixo, que é essencialmente usada como hall entre a rua e a casa. A sala de jantar e a cozinha na segunda parte da casa têm um grande pé-direito, criando uma relação visual com o escritório sobre a entrada do hall. Este espaço é um home office entre a rua e a casa. A extensão da sala de jantar e da cozinha é a sala de estar. Através de uma claraboia idêntica à da escada, a luz natural se estender para dentro da sala de estar.
A escada à meio nível serve o banheiro, acima do escritório, e os dois quartos, acima da área de jantar. Aumentando-se a altura da segunda parte da casa dentro da regulamentação urbana, foi possível criar um mezanino no quarto mais alto no segundo pavimento, alcançando, dessa forma, o uso máximo do espaço. Durante a construção da casa, o cliente decidiu adicionar ao programa um alpendre no jardim. Este se tornou o elemento final nos fundos do lote.
Cobertura
Esta casa com terraço se situa numa área de conservação da cidade e responde a um grande número de regras e leis de planejamento. Consultando o serviço de desenho urbano, foi adotada uma cobertura inclinada paralela à rua. Esse princípio foi aplicado a todos os quatro elementos da casa.
Materialidade
A concepção da sucessão das quatro partes foi desenhada de acordo com a utilização dos materiais e dos detalhes. A estrutura aparente, considerada como acabamento, expressa o conceito. A casa consiste em duas paredes longitudinais de tijolos pintados. Os quartos são divididos por paredes transversais erguidas em blocos de concreto. Não há distinção entre materiais exteriores e interiores. As fachadas exteriores e a paredes interiores são feitas dos mesmos blocos de concreto, onde o mesmo módulo de janela é também usado.