O terminal portuário internacional de Xangai engloba uma área 59.000 metros quadrados bem no centro da agitada metrópole de Xangai. Está sob um parque público que forma sua cobertura, conservando assim uma preciosa área para vegetação e uso público. Abaixo disso há um saguão amplo, subterrâneo, de pé-direito triplo, iluminado por uma ponte que se forma a partir do terreno, criando uma entrada para a cidade.
Esta monumental claraboia oferece aos viajantes no terminal a ilusão de estar no nível térreo. Por fim, uma bolha de vidro de observação com 80 metros de comprimento flutua sobre os pilares metálicos acima do parque, proporcionando vistas espetaculares para a cidade e uma arena para uso público como eventos culturais e sessões de fotos. É a maior e mais complexa estrutura em formato de bolha já construída.
O terminal é passivelmente refrigerado pela água do rio, no qual é totalmente imerso com um sistema de paredes duplas em seu perímetro, pré-refrigerando a circulação do ar. Os três níveis do terminal constituem efetivamente a disposição de um aeroporto invertido. Os três pavilhões de embarque são conectados pelos percursos subterrâneos para o terminal principal que se estende por um quilômetro ao longo do cais do porto. Eles emergem em intervalos para docas de três barcos de 240 metros simultaneamente.