O projeto de reconversão da Tesa 105 é resultado do concurso internacional de design, convocado pela sociedade Arsenale di Venezia em 2006 para a realização de uma nova intervenção de recuperação, reutilização e valorização no Arsenal de Veneza.
O programa de reutilização tem como objetivo principal a reconversão de uma estrutura histórica obsoleta, inserindo uma nova arquitetura capaz de gerar um novo ciclo de vida ao edifício.
O critério adotado pela intervenção é a justaposição de uma nova arquitetura de caráter contemporâneo no interior da estrutura existente. Criando uma relação osmótica de relação mútua.
O edifício original, um hangar industrial do século XVI, conserva intacto o seu revestimento, enquanto o novo volume permanece contido em seu interior, sem ultrapassar as paredes perimetrais.
O novo edifício de três pavimentos abriga:
- - no térreo, quatro volumes com funções públicas, ponto informativo, livraria, sala multiuso e bar. Amplos espaços são liberados para permitir o caminho dos pedestres entre a área da Casernette, ao norte, e a da Novissima, ao sul. Os quatro volumes têm também a função de receber a estrutura para os níveis superiores.
- - o primeiro andar, revestido integralmente por painéis de vidro serigrafado, aloja cinco escritórios de empresas e da Sociedad Arsenale di Venecia, assim como duas salas de reuniões e uma série de banheiros.
- - o segundo pavimento, recebe dois volumes de vidro destinados à salas de reuniões para os escritórios do andar inferior.