A principal razão da rédea solta dada a qualquer proposta arquitetônica é o cliente. As suas necessidades e perguntas dão ao projeto um direcionamento e determinam as idéias que estarão presentes no espaço da edificação.
A Casa RG foi construída em resposta as necessidades de uma família numerosa. Tivemos que considerar a forma em que esta grande família convive num espaço a ser definido.
O projeto possúi um espaço comum diferente (especial e reconhecível) como complemento do resto das unidades modulares (quartos, banheiros, cozinha), que completam o programa da casa.
Este espaço comum (sala de estar, sala de jantar, etc) encontra-se no centro do terreno, rodeado por um jardim. As partes funcionais da casa se encontram na parte inferior do terreno.
A racionalização e modulação diferenciam os quartos do espaço central: um lugar especial onde o expaço interno e externo se funde, e onde a verticalidade se dilui abaixo de uma claraboia.
O caráter introvertido da casa, devido a sua localização em uma área industrial, inspira formas que surgem ao limpar os muros vizinhos. O objetivo de esconder as janelas enfatiza a fusão do espaço central, no jardim circundante e piscina.
- Memorial descritivo: Estudio Arquitectura Hago