Sandworm (ou “minhoca de areia”) é uma estrutura/espaço/criatura orgânica construída sobre as dunas do litoral de Wenduine, na Bélgica. Com 45 metros de comprimento e 10 metros de largura e altura, a instalação percorre livremente o campo da arquitetura e o campo da arte, toda construída a partir da planta salgueiro, seguindo o conhecimento local de uma interação contínua entre obra e ambiente.
Casagrande trabalhou intensamente com sua equipe de jovens arquitetos e especialistas locais durante quatro semanas, com o intuito de criar algo que ele descreve como “arquitetura frágil” – uma estrutura artesanal que deseja se tornar parte da natureza através da flexibilidade e da presença orgânica.
Os visitantes descrevem a Sandworm como uma catedral de salgueiro direcionada para celebrar as condições específicas das marés das praias de Wenduine. O espaço é usado para piqueniques, relaxamento e meditação pós-trabalho nas indústrias.
“No interior da Sandworm, você é agraciado pelo espetáculo natural de luz e sombra. Eu fiquei surpreso. Como se pode criar tanta beleza com tão materiais tão simples. O artista acredita que o controle arquitetônico vai contra a natureza e até mesmo contra a arquitetura. O ambiente construído pelo homem é um mediador entre a natureza humana e a própria natureza. Para fazer parte disso, o homem deve ser fraco. Para o artista finlandês Marco Casagrande, projetar não é o suficiente. O projeto não deve substituir a realidade. O edifício deve surgir do local, deve reagir ao meio ambiente, deve ser uma reflexão da vida e também ser ele mesmo, como todo ser vivo.” – Peter Beyen.
Projetar não é o suficiente. O projeto não deve substituir a realidade. O edifício deve surgir do local, deve reagir ao meio ambiente, deve ser uma reflexão da vida e também ser ele mesmo, como todo ser vivo.
O controle arquitetônico vai contra a natureza e até mesmo contra a arquitetura. O ambiente construído pelo homem é um mediador entre natureza humana e a própria natureza. Para fazer parte disso, o homem deve ser fraco.
- Organizador: Beaufort 04 Triennial of Contemporary Art
- Curador da Trienal de Beaufort: Jonas Vandeghinste
- Casagrande Laboratory for Cicada: Jan Luksik, Jan Tyrpekl, Lukas Landa, Zuzana Hanuskova
- Especialistas em salgueiro: Karol Jaworski, Pawel
- Especialista de Beaufort: Santiago De Waele, Karl Van Kelst
- Materiais: Salgueiro, areia