gmp Architekten foi recentemente premiado em primeiro lugar na competição internacional para construir o Centro Cultural na nova área central de Changzhou.
Com uma área total de 365.000m², o edifício nesta cidade de três milhões, entre Wuxi e Nanjing, é seis vezes o tamanho do Louvre de Paris. Refletindo elementos da cultura do sul de Changzhou e os recursos de água proeminentes na cidade, o projeto inclui uma série de museus, como o museu de artes, museus de ciência e tecnologia e uma biblioteca, juntos com instalações de serviços que apoiam o centro cultural no distrito Xinbei da cidade.
Os módulos do edifício – os quais, como uma ponte de “cantilever”, se estruturam num grande arco – consiste em seis pavilhões com 45 metros de altura que variam significativamente em seus interiores com suas diferentes funções arquitetônicas, mas formam um conjunto visual em seu exterior.
O espaço entre a galeria de arte para o leste e o museu de ciência e tecnologia para o oeste conforma uma praça pública no centro de Changzhou. Com a presença da água e uma paisagismo generoso, o ambiente torna-se convidativo e serve como um ponto de encontro no distrito.
Nos 256 mil metros quadrados subterrâneos está o estacionamento para carros, bem como diversas lojas e áreas de retalho que são iluminadas por poços de luz que estão diretamente relacionadas com os equipamentos culturais. Um curso da água no nível mais baixo corre diagonalmente por 100.000 m² do terreno, conectando os módulos e agindo como uma fonte de iluminação para os restaurantes que se encontram no subsolo.
Com seu material e coloração, a fachada dialoga com a tradição regional de construção: “cinza ardósia” escalonado cria uma impressão de solidez externa que é contrastada pelo brilho das superfícies de elementos brancos e as fachadas de vidros transparentes no interior dos prédios.
O Centro Cultural possuirá um importante papel na formação do novo centro da cidade e seu desenvolvimento, e isto reflete a tradição de Changzhou que transita para a metrópole moderna. A grande cobertura se espalha através dos seis pavilhões de cultura e é utilizada para definir o espaço público para cidadãos de Changzhou.
Informação Complementar:
- Projeto Estrutura: Schlaich Bergermann and Partners
- Projeto Paisagístico: WES & Partners
- Cliente: Changzhou Jinling Investment and Construction Co., Ltd
- Área Bruta: 365,000 m²
- Área da Biblioteca : 32,800 m²
- Área da Galeria de Arte: 20,600 m²
- Área do Museu de Ciência e Tecnologia: 18,300 m²
- Área das Instalações de Serviço: 37,300 m²
- Área Subterrânea: 256,000 m²