Desenvolvido para a Expo Mundial de Carreteras (Estradas) no México em 2011, esta estrutura abstrata, está numa área de 6×3 metros de profundidade e está realizada a base de um sistema construtivo com placas de MDF entrelaçadas que criam configurações moduladas que se suportam.
Neste caso, foi criada uma grade de 30×30 cm, que adquire movimento e textura ao mudar sua forma em duas direções, em planta côncava é criada uma circulação dos pedestres e em sua elevação convexa, onde adquire uma leveza que desafia seu centro de gravidade.
Foi escolhido este sistema construtivo por seu baixo custo, curto tempo de montagem e desmontagem, fatores extremamente necessários para este tipo de exibições temporárias. Foram utilizados painéis laminados de cores brancas onde se cortaram as peças em CNC para obter a precisão necessária para a armação deste “waffle”.
Sem pregos, nem cola e sem mão de obra especializada, o estande chega a 4.40 m de altura através de conjuntos verticais que são marcados na superfície, aumentando a textura áspera na parte posterior.
Mais que um estande, há um conceito pelo contraste ao instalar este objeto em um entorno totalmente reticulado e de menor altura, os visitantes ao sentir curiosidade por ele se aproximam e o convertem em um condensador de fluxos facilitando a interação com os expositores.
- Custo: 5,400 USD