A casa é um volume simples e retangular com uma cobertura inclinada, revestida quase que completamente com estes painéis, exceto suas janelas e o setor aonde o metal ondulado cobre a garagem.
Aproveitando a ladeira, a casa incorpora acessos – um na planta baixa e outro no primeiro nível. A sala de jantar, a sala de estar principal e a cozinha são dispostos neste primeiro nível e os dormitórios estão no segundo.
Uma grande quantidade de janelas forma inseridas em sua fachada leste para recorrer ao sol da manhã, filtrado por obturadores de alumínio.
Uma janela no lado sul proporciona a seus habitantes uma vista do bairro, e outras janelas com proteção solar na fachada oeste, permitem evitar o superaquecimento da casa durante as tardes.
A cortiça não é um material comum para ser usado como revestimento, mas ao mesmo tempo parece muito sensato neste caso. Sendo um material tão comum em Portugal é provavelmente muito mais barato e instalado corretamente sobre as barreiras térmicas e de água, além disto, é muito eficiente como isolamento.
A obra se encerrou em 2007 e até agora se manteve muito bem.