Capela Del Retiro / Cristián Undurraga

“Todo arte é um recordar remoto:

coisas obscuras, imemoriais, cujos fragmentos

permanecem escondidos na alma do artista” . Paul Klee

© Sergio Pirrone

Podemos voltar a olhar o primitivo, o artesanal e o tectônico sem envolver a nostalgia, simplesmente como uma resistência silenciosa a todos os desperdícios, a frivolidade e o ruído.

© Sergio Pirrone

A 70 km ao norte de Santiago está localizado o vale dos Andes, um dos mais belos e férteis da zona central do Chile. Ali está o Santuário de Teresa de Los Andes junto ao Monastério Carmelita de Auco. Nas margens deste conjunto, e aos pés do Monte Carmelo, foi construída a Capela do Retiro junto à pousada do complexo. Peregrinos chegam neste lugar pelo desejo de transcendência, em busca do silêncio e o recolhimento.

© Sergio Pirrone

A capela ascende como afirmação da extraordinária geografia que rodeia o conjunto, sem deixar de reconhecer os elos estabelecidos pelo conjunto de edificações preexistentes.

© Sergio Pirrone

O concreto é o material que permite resolver a estrutura do edifício. O volume, de estrita economia formal, surge do cruzamento de quatro vigas que formam uma cruz que se apoia no mínimo estrutural possível, de tal modo que a relação com o solo seja leve e justa. Forma e estrutura constituem aqui uma síntese indissolúvel.

© Sergio Pirrone

Sobe a estrita geometria do volume de concreto foi escavado um pátio cujo muro de pedra rústica é implantando aleatoriamente ao redor da capela, comprimindo e expandindo esse espaço de luz.

© Sergio Pirrone

Como contraponto à magnitude do entorno geográfico, foi proposto um pequeno interior sombreado formado pela caixa de madeira reciclada das antigas linhas ferroviárias. Esta caixa é suspensa pela estrutura de concreto e está há dois metros das vigas que a sustenta, limitando a visão do vazio exterior. O volume, que parece levitar sobre o solo, nos refere a dimensão espiritual que o espaço interno aclama.

Corte 6

Este espaço se ilumina desde sua parte inferior, deixando ver o interior de um corpo sem peso que esconde a racionalidade de seus apoios, como ao exterior permite ver o muro de pedra que conforma o pátio. A luz superior é restringida mantendo assim certa penumbra da caixa, a qual se vê acentuada pela cor escura da madeira. A dualidade exterior racional / interior metafísico, tão própria da arquitetura gótica, assume aqui uma nova expressão comprometida com a modernidade.

Planta

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto: Cristián Undurraga
  2. Arquitetos Colaboradores: Undurraga Devés Arquitectos | Cristián Larraín Bontá, Pablo López, Jean Baptiste Bruderer

Informação Complementar:

  1. Engenheiro Estrutural: José Jiménez- Rafael Gatica Ingenieros
  2. Empresa Construtora: Terrano S.A.
  3. Altar: José Vicente Gajardo

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Capela Del Retiro / Cristián Undurraga" 18 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43898/capela-del-retiro-cristian-undurraga> ISSN 0719-8906

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