Baixa Bar / José Carlos Cruz

Durante anos, o centro de Porto era uma zona ocupada durante o dia. Este era o centro cívico e os edifícios eram ocupados por escritórios e lojas comerciais.O fenômeno de gentrificação fez as pessoas se deslocarem para zonas mais baratas, deixando os edifícios residenciais vazios e uma atmosfera desértica durante a noite.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Com o advento da política de reabilitação e uma série de incentivos, novos tipos de empreendimentos foram criados e em dois anos tornaram todo o centro cívico num centro boêmio. BAIXA está inserida num contexto onde os edifícios possuem um estilo beaux-arts de Paris.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A ideia para o projeto foi colocada na ambiência parisiense como ponto de partida. O espaço foi dividido em dois ambientes com as instalações entre eles. Um foi concebido para relaxar e tomar um drink, enquanto o outro é para dançar.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O primeiro ambiente, próximo à entrada, trabalha como uma extensão do exterior do empreendimento.Decorado com molduras de gesso nas paredes e rosetas no teto, o estilo Deco é interrompido abruptamente por um túnel esculpido que conecta ao outro ambiente.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Com um aspecto completamente diferente, o segundo espaço é onde está locada a pista de dança e foi inspirada pela instalação de Sol Lewitt. O espelho no teto cumpre com a intenção de criar um “ar de Disco”.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Ficha técnica:

  1. Texto fornecido por José Carlos Cruz

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Baixa Bar / José Carlos Cruz" 18 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-44168/baixa-bar-jose-carlos-cruz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.