O projeto exploratório de estrutura de barro, desenhado e construído por Architecture for Humanity de Teerã (Rai Studio) + Faculdade de Arquitetura da Universidade de Razi, demonstra um foco claro em projetos humanitários através de metodologias de construção sustentável e de baixo custo. O workshop não só proporcionou aos alunos um enriquecimento da experiência acadêmica, bem como a oportunidade de chegar a uma região subdesenvolvida.
O texto a seguir foi escrito por Ken Smith para a sede da “Architecture for Humanity” em São Francisco:
Após passar muitos meses conosco na sede de nosso escritório, nosso grande amigo e colega Pouya khazaeli, retornou a seu lar no Irã para começar a trabalhar em um projeto exploratório de estrutura de barro em Kermanshah, Irã. Ele e sua equipe ambiciosa de projetistas e universitários estão ansiosos para disseminar a prática do desenho humanitário, demonstrando um interesse particular em técnicas construtivas sustentáveis e baratas para a região subdesenvolvida na fronteira entre o Irã ocidental e o Irã oriental.
O protótipo de habitação consiste em uma estrutura de bambu, galhos de árvores e paredes de barro. Os galhos de árvore são provenientes das árvores anciãs de Kermanshah removidas devido a um projeto em execução. O custo de cada unidade é de 900 dólares e a equipe deseja construir de 10 a 20 casas no total.
O workshop de 25 dias proporcionou a participação de estudantes que tiveram então a oportunidade de aprender métodos construtivos da arquitetura sustentável com terra, complementando o currículo acadêmico em projeto. O primeiro protótipo funcionará como um pavilhão para os estudantes na Universidade de Razi.
Como resultado do projeto em Kermanshah, a equipe foi convidada para participar do Festival Grains D’Ière de 2012 na França. As equipes construirão uma cidade inteira para crianças utilizando diferentes técnicas de arquitetura com terra.
O workshop, intitulado “The houses of the Three Little Pigs” ou “As casas dos Três Porquinhos”, é baseado na abordagem científica e artística de expor para as crianças materiais naturais de maneira a informa-las sobre a riqueza e a diversidade de nosso meio ambiente.
- Materiais: Barro, galhos e bambu
- Construção: 20 de Fevereiro de 2012 a 8 de Março de 2012