Os moradores escrevem sobre o mapa para compartilhar informações úteis pelo edifício. Este “mapa compartilhado” (“share map”) consiste em folhas de papel coladas em placas metálicas. A escada horizontal é fixada ao longo da viga, podendo ser utilizada não apenas para exercícios como também de suporte para um cenário de exibição.
A parede em verde pálido próxima a mesa de jantar é uma grande lousa. As caixas em formato de balões e setas são recipientes para giz, fixadas à lousa por imãs. Essas enfatizam as mensagens e ilustrações realizadas sobre a parede.
O símbolo da planta do ambiente é desenhado sobre a lousa. As fotos dos moradores serão coladas em suas células. É o modo mais simples de conhecer uns aos outros. A parede branca pode ser reconhecida como um grande quadro por um artista. O hall do sexto pavimento é aberto para um dos quadros. Foram desenhadas partes de ‘Share Life’ diretamente sobre a parede.
Apesar de existir apenas um lavatório no quarto privado, os moradores podem utilizar ótimas instalações compartilhadas. Cozinha, lavanderia e duchas… todas elas são difíceis de serem controladas por uma pessoa só. Na ‘THE SHARE library” (“biblioteca compartilhada”), os livros são liberados para leitura apenas para os moradores. A seção de livros selecionados estava pronta antes, porém sua prateleira comporta mais “livros compartilhados” dedicados a eles.
A sala anfiteatro isolada acusticamente pode ser usada por todos os moradores e funcionários deste edifício. Este ambiente é usado para assistir filmes, exercitar-se e tocar algum instrumento.
Já para o cenário dos negócios, o espaço pode ser um ótimo ambiente para apresentações. Em meio à cidade saturada, havia uma vista impressionante a partir da cobertura. Logo, instalamos um deck de madeira e vegetação com o intuito de transformar o espaço em um jardim comunitário, no qual os moradores podem descansar ou até dar uma festa se o tempo estiver bom.
O terraço para fumantes é localizado em uma parte menor da cobertura. Este ambiente proporciona um ótimo espaço de relaxamento para os que fumam.
Este edifício de seis pavimentos que funcionava como dormitório, construído há 48 anos em Harajuku, Tóquio, foi agora convertido em um complexo compartilhado. Harajuku é conhecida como a vanguarda das tendências de moda e culturais japonesas.
O piso térreo é ocupado por lojas comerciais, café e restaurante, vestiário, hall de eventos e uma estação de rádio. O segundo piso é usado por pequenos escritórios e um espaço de trabalho comum. O restante dos pavimentos são apartamentos no estilo compartilhado, possuindo apenas um lavatório em cada quarto individual, porém proporcionando aos moradores instalações comuns e amplo espaço de estar.
Mais de 300 metros quadrados de área comum localizada no último pavimento são abertos a todos os moradores e funcionários dos escritórios. Neste espaço há salão, sala de jantar, cozinha, anfiteatro, biblioteca particular e área de estar. A cobertura chamada de jardim comunitário e o terraço para fumantes são um ótimo lugar de escape da vida habitual.
É fácil imaginar, pois aqui é Harajuku, muitos gêneros de pessoas talentosas são reunidos para morarem no THE SHARE, formando uma excelente comunidade. Elas dividem não só o espaço, mas também informações valiosas e tempo.
O projeto de THE SHARE busca motivar a comunicação. Utilizando o concreto bruto e antigo como uma chave que dá tom ao projeto do interior, coordenamo-lo com madeira, tom acinzentado, metal revestido em preto e mobiliário vintage. O espaço composto por estes materiais transforma-se em uma atmosfera aconchegante que estimula a comunicação espontaneamente.
Desta forma, novas ideias serão incubadas neste local. Esperamos que THE SHARE se torne uma vanguarda de cultura e tendências de Harajuku.
Informação Complementar:
- Administração e construção: Zycc Corporation, Satohide Corporation
- Texto original em inglês cortesia dos autores.