A reabilitação e o projeto de expansão para a planta da Valeo VEC buscaram solucionar os fluxos industriais e a atualização do uso, ajustando o conjunto industrial para as demandas atuais, mas também preparando a infraestrutura de produção para o crescimento futuro do mercado. Além da preocupação com o sistema de produção, uma das chaves dos aspectos do projeto de reabilitação é a solução das condições térmicas internas nos edifícios pré-existentes.
Devido a este desafio, estudos de conforto térmico, iluminação natural e eficiência energética guiaram as soluções adotadas para uma melhor integração entre o clima e a arquitetura.
O projeto arquitetônico considera os novos edifícios (ou reabilitados) como marcos, exibindo para a comunidade o comprometimento da Valeo com o ambiente e com os altos padrões de design e tecnologia.
O uso de ventilação e iluminação natural, bem como o efeito dos espelhos d’água e da vegetação na fachada quadrada coberta e transparente, onde as salas de reunião estão dispostas, resume ao visitante o partido geral do projeto: eco eficiência, altos padrões estéticos de qualidade e projeto sustentável.
O novo edifício de administração volta-se para o Rio Atibaia, onde um desenho especial paisagístico recupera a magnificência da margem natural da floresta.