A adega da Logowines situa-se numa faixa de terreno, com 3,5ha, pertencente à Herdade da Pimenta em São Miguel de Machede no Concelho de Évora.
Com uma configuração rectangular de 110m por 27m, compõe-se por um volume revestido a painéis de cortiça, interceptado por 3 “caixas” cinzas, que organizam as principais zonas funcionais da adega. A adega tem um total de 3780,00m2 de construção, distribuídos por dois pisos, estando um deles parcialmente enterrado de modo a aproveitar as melhores condições climatéricas/ambientais para a produção, vinificação, conservação e estágio de vinho.
A adega assume-se como um elemento que estabelece uma ligação formal entre as tradições do lugar e a dinâmica dos nossos dias. O ritmo dado às fachadas, com uma forte marcação de linhas horizontais, com recurso a várias espessuras dos painéis de revestimento em cortiça, onde se fundem as fenestrações para iluminação natural interior é reforçado pelo natural comportamento do material escolhido, provocando um jogo de texturas, tons e sombras, que contribuem para a ideia de um edifício evolutivo, que sofre mutações ao longo do tempo, numa clara alusão ao processo de maturação do vinho durante o período de fabricação.
Interiormente, a grande nave com 9,5m de pé direito livre, foi projectada com o objectivo de desenvolver um método de produção inovador, com cubas sobrepostas, que potencia o sistema de gravidade, evitando a contínua bombagem do vinho durante as várias fases do processo de vinificação.
A zona de recepção do vinho localizada no piso superior, separa as áreas de vinificação e conservação, localizadas no piso semienterrado e terá um pequeno laboratório de apoio ao funcionamento da adega.
O volume, ao nível do piso inferior, está equipado ainda com uma sala de estágio para 400 meias pipas, um armazém de estágio de garrafas, uma linha de enchimento e um armazém de secos e expedição com 700,00m2. Um laboratório central, para análise e provas, uma sala de refeições e os vestiários/balneários para os funcionários, formam as restantes áreas técnicas do conjunto edificado.
No piso superior, que ocupa a área das duas “caixas” localizadas a Nascente, fica a área de enoturismo e zona administrativa, com um espaço de recepção, uma zona de provas, um ponto de vendas, e um conjunto de gabinetes e salas de reunião.
Estes espaços têm um a forte relação com o exterior, quer através dos grandes envidraçados que abrem sobre as vinhas existentes na envolvente do edifício, quer através do pátio interior, preparado para ser utilizado diariamente num ambiente acolhedor e intimista, por quem trabalha ou visita a adega.
Informação Complementar:
- Estruturas: João Prego
- Paisagismo: Filipa Cardoso de Menezes, Catarina Assis Pacheco, Fe C Arquitectura Paisagística
- Especialidades: Procale
- Construtor: Prediobra
- Fiscalização: Procale
- Data do Projecto: 2005-2007
- Obra: 2007-2009
- Investimento: € 2.200.000
- Memorial descritivo: Cortesia pmc Arquitectos