Programa de necessidades e condicionamento prévio
A residência está situada esta casa em um condomínio de casas de veraneio no litoral do estado de São Paulo, aproximadamente 120km a leste da capital. O condomínio inclui uma grande área de preservação da mata atlântica original.
A exuberância desta mata nativa levou o cliente (casal de 45 anos com 3 filhos adolescentes) a solicitar uma casa que ocupasse pouco do lote e fosse envolvida pela vegetação existente. Ao mesmo tempo ele não prescindia as 5 suítes e uma área de estar ampla, o que demandava uma área de construção não inferior a 400m2.
Justificação da solução compositiva e da inserção da proposta
Optou-se então por distribuir o programa em 3 níveis: um volume suspenso de madeira contendo as 5 suítes integradas por uma varanda junto à copa das árvores; um plano, (laje de concreto), suspenso do solo como suporte de todas as atividades sociais e de recreação da casa e; sob este uma pequena área construída para acomodar as instalações de serviços.
O volume de madeira das suítes paira sobre o plano de concreto, sob ele, à sombra estão a cozinha, sala de jantar e de estar encerradas em todo o perímetro por um caixilho de vidro transparente que protege das intempéries ao mesmo tempo que garante a plena integração entre o ambiente interno e o externo.
Características construtivas
O partido estrutural da casa foi inspirado numa típica construção desta região litorânea que são as pontes para pequenas travessias de canais e mangues. Desde o solo úmido, por vezes encharcado, prolongam-se da fundação os pilares de concreto. Eles sustentam o grande pano da laje concreto e quatro deles prolongam-se para receber as duas vigas metálicas que sustentam a caixa de madeira das suítes.
A vedação é toda independente da estrutura e em grande parte industrializada, são painéis tipo wall e caixilhos de alumínio, no intuito de fazer da construção um processo de montagem mais do que de moldagem in loco.