A Escola Superior de Design Zollverein está localizada entre uma fábrica de carvão histórica e um bairro de subúrbio em expansão. O edifício é um cubo de 35 metros o que, na escala das grandes fábricas vizinhas, está num intenso contraste com a textura suburbana mais fina. Esta forte presença condiz com o espaço das antigas fábricas.
Dado os padrões tradicionais, o volume do edifício pode ser percebido como grande demais para o seu programa. Numa aproximação, é possível uma abordagem que não apenas leva em conta o impacto urbano, mas que também é responsável ao programa do edifício.
Sentimos que as alturas excepcionais dos tetos eram apropriadas para espaços educacionais, particularmente para o nível do estúdio que ocupa uma laje inteira da estrutura.
Esta produção indivisível é um espaço invulgar e totalmente flexível, que é delimitado apenas por paredes externas estruturais. Estas paredes, perfuradas por diversas aberturas, filtram a luz e a vista da paisagem fabril circundante, suavizando a transição entre o exterior e interior.
Informação Complementar:
- Masterplan: Rem Koolhaas, OMA
- Paisagismo: Agence Ter
- Cliente: Zollverein School