O arquiteto e artista radicado em Nova Iorque Marcos Zotes, junto a uma equipe multidisciplinar de colaboradores, transformou a maior igreja da Islândia, a Igreja Hallgrínskirkja, em uma espetacular e interativa instalação de luz com projeção de vídeo 3D mapeado titulada “Rafmögnud Náttúra”.
Inspirado nas condições naturais da Islândia e na arquitetura única da igreja, Marcos Zotes e seu colaborador Chris Jordan transformaram a condição estática desse marco icônico em uma dinâmica, cativante e interativa experiência visual. A intenção de Zotes foi intervir socialmente na cidade ativando o espaço público ao redor da igreja.
Confira a performance no video abaixo:
Marcos Zotes explica: ”Desde a minha adolescência como skatista e artista do graffiti, me fascina explorar novas formas de interagir com o ambiente urbano existente. Como as cidades estão se tornando cada vez mais restritivas e excludentes socialmente, há uma urgente necessidade de encontrar novas táticas para recuperar espaços públicos e estruturas urbanas, a fim de desafiar os usos limitados e ultrapassados para as quais foram originalmente destinados.”
“Com Rafmögnuð Náttúra, eu queria subverter a condição estática e simbólica da Igreja Hallgrímskirkja e, temporariamente, transformá-la em uma experiência social dinâmica e interativa. A ideia é fazer com que as pessoas enfrentem todos os dias o ambiente urbano com uma atitude crítica em relação a seus usos potenciais.”
Rafmögnuð Náttúra foi selecionado como o projeto a vencedor do concurso para o ato de abertura do Festival Luzes de Inverno de Reykjavik de 2012, que foi organizado pela Höfuðborgarstofa, Orkusalan e do Centro de Design da Islândia.
Com apenas três semanas para entregar sua instalação, Marcos Zotes reuniu uma equipe de artistas e designers em Nova York para colaborar em sua criação. Entre os colaboradores estão Chris Jordan,Thessia Machado, Andrea Dart, Noa Younse, Steven Tsai, Coco Karol, AzmiMertErdem, Raghul Sridharan e banda islandesa For a Minor Reflection.
A colaboração de artistas de diferentes mídias e uma forte atitude a favor de uma abordagem multidisciplinar constituem o núcleo central do sucesso de “Rafmögnuð Náttúra“. O projeto proporcionou uma oportunidade única para explorar novos processos colaborativos de produção criativa, em que uma equipe de arquitetos, designers, artistas plásticos, músicos, intérpretes de dança e artistas de vídeo foram reunidos para compartilhar suas ferramentas específicas, técnicas de arte, e métodos de design no sentido de uma visão unificada.
“Como arquiteto e artista, eu vejo os modos tradicionais de cooperação no domínio da arquitetura muito limitados em relação às atuais condições econômicas, sociais e políticas globais. É na indefinição das fronteiras entre diferentes campos e na partilha de conhecimento que podemos encontrar novas oportunidades para criatividade e inovação “, diz Marcos.