O Lançamento do livro “Inventário Arquitetônico de Mococa“, autoria de Suzana Barretto Ribeiro, acontecerá no dia 5 de maio de 2012, na Livraria BOOKSTORE em S. Paulo às 16 horas.
O livro oferece a oportunidade de compreender como, no início do século XX, em Mococa, a noção de progresso que se lastreava no interior paulista foi capaz de viabilizar ações de modernização urbana.
O texto introdutório “Urbanismo e arquitetura em Mococa: influências do sanitarismo e do movimento higienista no início do século XX” analisa, com base em documentos inéditos, como os princípios higienistas contribuíram para conduzir Mococa à condição de cidade civilizada e como as medidas propostas para a cidade, de certa forma, acompanhavam soluções antes pensadas para outros centros urbanos. Foi uma questão de reestruturar a forma espacial, de um lado, em função da reavaliação da importância da higiene pública, e, de outro, pelo enriquecimento proporcionado pela cultura cafeeira.
O capítulo dedicado ao Inventário Arquitetônico recupera, por meio de desenhos, fotografias, plantas e pequeno histórico, aspectos de 53 edificações.
A intenção foi mapear parte das edificações urbanas do início do século XX, a fim de compreender de que modo elas podem nutrir e enriquecer nosso momento presente e como sua destruição, ou desconhecimento, podem obscurecer a própria história da cidade. O patrimônio arquitetônico, neste sentido, representa um dos aspectos da vida urbana, pois reflete a cultura local, tornando-se, assim, patrimônio cultural desta sociedade.
Nessas edificações estão impressos, além da cultura e da memória, o valor afetivo para a população, a valorização do passado e a memória coletiva, justificando, assim, a importância de sua conservação, pois existe uma dinâmica, uma força que une tempos e carrega significados para diversas gerações. Reconhecer este legado é uma das maneiras de percebermos uma história que começou muito antes de nós. Assim, com esta publicação, procurei apresentar, pelo viés da arquitetura, da História e da fotografia, aspectos que possam estreitar vínculos, fortalecer o sentimento de pertencimento e enriquecer de sentidos a vida de seus habitantes.
Livraria BOOKSTORE:
Ed. do Instituto dos Arquitetos
Rua Bento Freitas, 315, S. Paulo
Horário: 16:00 horas
Ficha Técnica
Acabamento – Capa Dura
Editora – Direção Cultura
Preço de Capa – R$100,00