Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Casa Levels / BAK Arquitectos

Guardar

© Cortesia de BAK Arquitectos

O Lugar

O terreno sobre o que devíamos intervir, florestado com pinheiro marítimos de grande porte, apresenta um desnível de aproximadamente 3 metros no sentido de sua frente. Em relação com a rua, um extremo do terreno encontra-se elevando, enquanto que o oposto apresenta uma depressão, que umas acácias de grande porte ocultam as vistas desde a rua.

© Cortesia de BAK Arquitectos

O trabalho

O pedido do cliente foi uma casa de concreto aparente para ser usada durante grande parte do ano, por uma família ensamblada. Era muito importante que a área social tivesse uma dimensão significativa, e também que o dormitório principal pudesse funcionar como um setor de grande independência do resto da casa. Foi expressamente exigido que a casa contasse com múltiplos locais de estante(guardado), já que a ideia era habitá-la durante os três meses de verão de forma contínua.

Panta pavimento térreo

A proposta

O relevo particular do lote, sua relação com a rua e o requerimento de um programa extenso resolvido em setores com certa independência, são os temas que fazem singular esta habitação com uma proposta estética construtiva similar a outras construídas pelo escritório no Mar Azul.

© Cortesia de BAK Arquitectos

O projeto foi concebido em quatro setores conectados a meio nível, por uma única escada. Esta decisão nos permitiu reduzir as áreas de circulação ao mínimo e ir acomodando os diversos usos acompanhando a inclinação natural do lote, e inclusive, enterrando parte dos mesmos, reduzindo, assim, a presença do construído.

© Cortesia de BAK Arquitectos

A escada transforma-se na organizadora, não funcional, mas também espacial, dando acesso àqueles espaços que são precisos integrar. Com esta disposição volumétrica e a preocupação em manter a maior quantidade de vegetação possível, foi possível dotar a casa da variedade e flexibilidade de espaços requeridos sem perder a independência de uso entre eles, e propondo, para todos, uma franca integração com a paisagem através de aberturas que a vão enquadrando.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:BAK Arquitectos
  • Ano:
  • Área construída: 187,02 m²
  • Área do terreno: 600 m²
  • Endereço: Mar Azul Provincia de Buenos Aires Argentina
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Mar Azul, Provincia de Buenos Aires, Argentina
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: María Victoria Besonías, Luciano Kruk. BAK Arquitectos
  2. Colaboradores: Nuria Jover – Enzo Vitali
  1. Ano de construção: 2011

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa Levels / BAK Arquitectos" 01 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado 20 Dez 2024. <https://www.archdaily.com.br/br/01-46256/casa-levels-bak-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.