O edifício está situado num pequeno vale alagável aberto ao mar na cidade costeira de Bakio. Ele ocupa o lado noroeste do terreno, deixando duas áreas livres. Uma no oeste, através da qual o acesso é realizado e a relação do edifício com o público é estabelecida; E outra ao sul, um pouco maior em relação à entrada e do campo de futebol adjacente, que será usado como um solário para as piscinas.
A partir da análise inicial do site, o objetivo foi adaptar o tratamento da escala da obra para a popular das novas arquiteturas residências de baixa densidade do entorno, devido a, um jogo volumétrico de três elementos que foram planejados, fazendo uso da inclinação natural do terreno.
Os fechamentos das fachadas foram decididos levando em conta a adaptação ao orçamento escasso assim como a sua força expressiva, considerando o edifício como um objeto abstrato que está numa paisagem e não como uma realidade figurativa que representa a si mesmo.
O policarbonato translúcido celular, nas áreas de perímetro público, resolve o isolamento térmico e, juntamente com as bétulas, a proteção do sol ocidental. Durante a noite, ele se transforma num farol que coroa o vale.
Sobre o ACXT
Em um ambiente cultural no qual a criatividade é muitas vezes comparada ao gênio pessoal, o ACXT está convencido dos benefícios potenciais da combinação de dois níveis distintos de análise no processo criativo. Por um lado, há a contribuição particular do indivíduo e, por outro lado, os resultados coletivos dos trabalhos em grupo. Os indivíduos do ACXT assumem a responsabilidade pessoal para o desenvolvimento de um projeto no âmbito de uma associação de profissionais. Sentimo-nos parte de uma equipe e de um esforço coletivo que nos enriquece a nível pessoal e desafia cada um de nós para melhorar como indivíduos, mas também nos oferece a liberdade para dar expressão às nossas próprias propostas. Os responsáveis por cada projeto são reconhecidos como criadores individuais e, portanto, cada projeto também é analisado dentro do contexto do desenvolvimento pessoal de quem o concebeu.
Como consequência, a maneira pela qual os projetos são concebidos não é de domínio exclusivo de uma pessoa, especialmente quando estes são analisados como objetos acabados. Aspectos comuns existem, mas eles têm mais a ver com o processo e a forma como o trabalho é emitido do que com o resultado final. Tornamos-nos mais ricos através de uma colaboração permanente como profissionais e, ao mesmo tempo, estamos de acordo com as características de cada situação dentro de um sistema que garante autonomia e liberdade. Nosso trabalho envolve, portanto, um paradoxo essencial, ou seja, como conciliar a ideia de criatividade pessoal e trabalho em grupo.