Mise-en-scène
A montanha com a histórica catedral Seu Vella e o rio Segre marcam os pontos altos e baixos da paisagem montanhosa em que se encontra Lleida, depois de Barcelona a segunda cidade da Catalunha. Nas margens do Segre, um pouco fora do centro da cidade, está chegando La Llotja, um grande centro de conferências com um teatro. Mecanoo interpretou a paisagem de Lleida como uma decoração interessante, antes que o edifício fosse estabelecido um pouco distante do rio. A mise-en-scène foi elaborada em três níveis de escala.
Considerado a grande escala da região, o edifício representa um elo entre o rio e a montanha. Visualizada ao nível da cidade, La Llotja e o rio formam uma composição equilibrada. Ao nível da rua as estruturas em balanço da La Llotja de Lleida Centro de conferência, fornecem proteção contra sol e chuva.
Foyers
O grande edifício de pedra parece ter brotado da terra espanhola. Forma horizontal do edifício proporciona um grande jardim no telhado, enquanto sob os elementos em balanço, uma praça para eventos, com as escadas do edifício adjacente que serve como uma tribuna.
O estacionamento é subterrâneo, a área de carregamento de caminhões está no piso térreo, onde você também encontrará o piso do palco do teatro, os vestiários e cozinha do restaurante. A área de carregamento para camiões pequenos é a -1. Em um átrio de luz no centro do edifício, uma escadaria monumental sobe a partir do nível da rua para a sala multi-funcional no primeiro andar. Uma rampa leva para o foyer no segundo andar, onde há uma janela panorâmica com vista sobre a cidade e o rio. No hall de entrada são as entradas para o teatro, que também serve como uma grande sala de conferências, salas de reuniões e uma pequena sala de conferências. O último é visualmente ligado à sala multifuncional, por meio de uma tribuna suspensa, separados por uma parede de vidro. A assessoria de imprensa, salas VIP e um centro de reunião estão situados no lado da cidade do edifício, acessado por um corredor interno.
Toda a logística funcional para o teatro e o centro de conferências está situado discretamente, mas extremamente funcional. Restaurantes com barras são localizados no lado de La Llotja virada para o rio e o quadrado. O edifício monolítico é na verdade composto de diferentes peças de edifícios ligados entre si por foyers que absorvem som.
Terraço Jardim
Materiais asseguram distinção e orientação no interior. O exterior é de pedra. Dentro, há principalmente branco, paredes rebocadas e ou pisos de madeira ou mármore. O hall de entrada e a sala multi-funcional tem um piso de mármore, enquanto o hall de entrada tem um piso de madeira mista. O teatro tem a atmosfera de um pomar com paredes de madeira escura em que as árvores de luz foram cortadas.
A paleta de cores de frutas é um tema que se repete em pequenos detalhes de todo o edifício. Afinal, a região de Lleida é famosa pela sua produção de frutos. O telhado é colorido: pérgolas suportam uma variedade de rasteiras e trepadeiras como as rosas, jasmins e heras. O jardim com o seu mirador é não só agradável, mas também útil, pois a cobertura do solo mantém o teto legal no verão, proporciona uma bela vista para as pessoas que vivem no bairro e serve um lugar extra para os hóspedes de conferências, para peregrinar.