![](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/05/1336245193_1333731591_1329966304_cto_ap_147_148_bis_low.jpg)
Esta é a proposta vencedora de um concurso para a construção de um complexo religioso, com as funções litúrgicas da igreja e um pequeno monastério, além do projeto de um refeitório de ajuda comunitária.
![Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/05/1336245884_1333731595_1329966641_ground_floor_plan-530x413.png)
O trabalho preliminar propunha dois edifícios independentes para as duas atividades – a adoração e a assistência- com o objetivo de manter o acesso e a circulação interior separados. A proposta final, entretanto, acaba com uma abordagem diferente, organizando a planta baseando-se em uma abadia cisterciense e combinando as funções em somente um organismo com um pátio interior-claustro.
![Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners (4)](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/05/1336245209_1333731580_1329966216_cto_ap_020_121_bis_low_1000x520-530x275.jpg)
A conexão entre a igreja e o volume do monastério, e a criação de um vazio interno separado do refeitório, permitiu uma distribuição bem mais eficiente, gerando um grande recuo na frente da igreja; um espaço exclusivo para os pedestres que estabelece a escala de um lugar de culto, apesar do pequeno tamanho do edifício.
![Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners (7)](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/05/1336245217_1333731589_1329966261_cto_ap_078_low_1000x750-530x397.jpg)
A entrada ao átrio é conseguida através da construção de uma parede que ordena os espaços de acordo com um ritual preciso de acesso. O edifício é construído baseado em uma estrutura metálica revestida por painéis isolantes de madeira e lâminas de metal; o uso da cor cinza e um projeto especial da cobertura de duas águas representam as características arquitetônicas do volume.
![Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners (2)](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/05/1336245201_1333731577_1329966180_cto_ap_004_bis_low_1000x750-530x397.jpg)
O aspecto simbólico do projeto surge no desenho da fachada da igreja, que foi inspirado no dispositivo típico da basílica renascentista, onde a fachada converte-se em um impressionante cenário para o espaço urbano.
![Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners (6)](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/05/1336245197_1333731574_1329966158_mainimage_cto_ap_176_low-530x265.jpg)
A construção da fachada com ripas de madeira a transformam em uma espécie de tela de fundo com textura, capaz de expressar a transparência e a opacidade em diferentes condições de luz solar durante o dia.
![Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners (10)](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/05/1336245227_1333731596_1329966662_section-530x268.png)