A casa está implantada em uma faixa de terra entre o mar e a serra do mar. Os dois ecossistemas são extremamente exuberantes. A serra é coberta pela mata atlântica nativa (que é o ecossistema mais biodiversificado do planeta). A praia é pequena com baixa ocupação com mar cristalino e protegido por pequenas ilhas do oceano atlântico.
O fato do lote ser grande dentro de um condomínio de poucas casas sem divisão física entre elas tornam os elementos naturais os principais fatores a serem considerados para disposição da construção.
A casa é uma ligação entre as forças naturais que a cercam.
Edificação
A casa foi totalmente reformada. Da casa original mantivemos sua posição, a estrutura de madeira laminada e algumas paredes. Foram retirados todos os pisos e acabamentos e foi acrescentada uma nova estrutura de cobertura para aumento do pé direito. A reforma visou o fortalecimento de sua característica de ligação das forças naturais. A área íntima foi subdividida em partes idênticas e os espaços de convívio foram reunidos num único espaço amplo.
A casa é uma grande plataforma retangular com os lados maiores paralelos á praia. A construção fica praticamente sobre a areia da praia. Uma das grandes fachadas está voltada para a praia e a outra para a serra. Estas duas fachadas são compostas por grandes aberturas e varandas lineares. As varandas paralelas em fachadas opostas servem de circulação para os diferentes cômodos.
Consideramos importante conceitualmente que as paredes de alvenaria e os elementos opacos em geral se distribuíssem perpendicularmente a praia para proporcionar transparência e fluidez a edificação (dos ventos, da luz e das visuais). Os elementos de fechamento móvel e transparente estão distribuídos paralelamente a praia e foram projetados para proporcionar o máximo de abertura possível. Na varanda as portas de correr em trilhos independentes podem ser todas recolhidas fora do perímetro da casa e nos cômodos, portas de correr e venezianas de enrolar permitem a entrada total de luz e ventilação.
A casa reúne as atividades com funções semelhantes para potencializar a qualidade dos espaços. As áreas íntimas da casa foram projetadas para proporcionar o máximo de privacidade e as áreas de uso comum o máximo de convivência e amplitude. A casa tem quatro quartos iguais e independentes. Com entradas separadas e com acesso direto às varandas. Procuramos reunir os ambientes de convívio da sala de estar, sala de T.V. e cozinha em um único grande espaço. Esta característica promove o encontro e proporciona a sensação agradável de um espaço amplo e múltiplo. Diferente da sala os quartos receberam um forro e tem o pé direito mais baixo e compacto para proteger e abrigar o usuário durante o descanso.
O espaço da varanda também é um espaço com características especiais. Ela funciona como a continuidade do espaço da areia da praia, tradicionalmente também um espaço de convívio. A abertura total das portas de correr da sala proporciona a integração da sala à varanda e conseqüentemente da sala à praia. Com isso a casa passou a ter um único ambiente de convívio; uma “sala-varanda-praia”. A sensação tátil da praia também determinou a escolha do piso de pedra do tipo arenito.
Construção
A plataforma retangular é de concreto armado suspenso do solo revestido por placas quadradas com 57x57cm de pedra do tipo São Tomé. A estrutura original é composta por vigas de madeira laminadas. A nova estrutura da cobertura é composta por vigas de madeira Itaúba aparelhadas com ligações metálicas e parafusos de aço inox. A cobertura é metálica de alumínio tipo sanduíche com miolo de poliuretano 50mm.
O forro dos quartos são de chapas de MDF pré-pintadas, as esquadrias são de alumínio anodizado e vidros laminados, e o fechamento vertical entre a telha metálica e as esquadrias são de policarbonato alveolar cristal 10mm.As paredes das áreas molhadas são de pastilhas de vidro coloridas e o mobiliário é composto por bases metálicas de aço inox.
Arquitetura: Nitsche Arquitetos Associados - Lua Nitsche, Pedro Nitsche, João Nitsche, Suzana Barboza, Renata Cupini, Mariana Simas
Informação Complementar:
- Projeto de Instalações: Nakamura
- Projeto de entrada de energia: MVS Engenharia
- Estrutura de Concreto: Núcleo Urbano
- Estrutura de Madeira: Zanchet
- Fechamentos: Tecno Feal, Irmão Farias
- Iluminação: Cia de Iluminação
- Paisagismo e Iluminação: Odara Jardins, Beatriz Recoder
Execução:
- Mão de Obra Civil: Construvale Construções e Serviços: Valdir Assis de Oliveira
- Vidraçaria: Litoral Vidros
- Marmoraria: Litoral Mármores; Marmoraria Boissucanga
- Ar- Condicionado e Central Térmica: Prática Engenharia
- Caixilhos- Fechamentos: Tecno Feal; Irmãos Farias
- Marcenaria: Marcenaria Mirai
- Serralheria(peças da estrutura e fechamento policarbonato): Irmãos Farias
- Serralheria: (mobiliário aço inox): Janos Biezok
- Paisagismo: Odara Jardins
- Sistema de Segurança: Fragata Litoral
- Pintura: Assis
Fornecedores:
- Material Civil: Paco Juquehy
- Material Elétrico: Power Shop
- Madeira: Zanchet; Leo Madeiras
- Marcenaria: Marcenaria Mirai
- Granitos: Litoral Mármores; Marmoraria Boissucanga
- Telhas de alumínio Termo Acústicas: Panisol
- Caixilhos e Fechamentos: Tecnofeal; Irmão Farias
- Serralheria: Irmão Farias; Janos Biezok
- Policarbonato: Day Brasil
- Equipamentos: Prática Engenharia
- Revestimento piso: GP Pedras
- Revestimento Banheiros: Vidrotil
- Luminárias: Cia de Iluminação
- Copiadora: Jú Cópias
- Louças e Metais: Deca- Construdomus
- Ventiladores: Reverlux
- Coifa: Pulsar
- Paisagismo: Odara Jardins
- Sistema de Segurança: Fragata Litoral
- Tintas: Império das Tintas