Maiorca é um edifício residencial projetado por Lourenço | Sarmento Arquitetos na cidade de Juiz de Fora, Brasil, formado por cinco unidades de aproximadamente 260 m² e um duplex na cobertura, situado em uma área residencial de alto padrão na cidade.
O processo conceitual buscou criar uma unidade integrada pela articulação de diferentes componentes, entendendo o edifício como um volume e não simplesmente como fachadas independentes. Esta intenção levou a composição de uma soma de elementos regulares, representados pelas varandas em balanço, amarradas por uma grande empena que se inicia como uma pérgola e que envolve todo o conjunto. Além desta função estética, este quadro proporciona proteção e privacidade aos usuários em relação aos edifícios vizinhos e à forte insolação. Esses elementos estão inseridos no volume mais massivo da caixa de escadas que ancora o todo.
O vidro aplicado no plano do volume e na fachada do hall de entrada, juntamente com os painéis verticais de madeira, funciona como negativo em contraste com as superfícies cheias e vazias da composição de planos dobrados e volumes.
As unidades apresentam sua disposição idealizada a partir do foco em otimizar as características desejadas para cada uma das três zonas de usos – social, serviços e privada – abrindo as áreas de vivência para o contato com a rua e as vistas do entorno e posicionando os quartos do lado oposto, fachada esta muito mais silenciosa e insolada. A cozinha e a lavanderia são localizadas no centro, articulando as duas outras zonas.
A abertura das áreas sociais e a integração entre a sala de estar e a varanda foram também um quesito importante neste processo, alcançado pela atenção especial dada ao sistema estrutural adotado – laje nervurada e pilares externos ao edifício – e ao detalhamento das portas de correr da fachada que se escondem por completo por trás de uma parede com seu trilho embutido no piso, livre de irregularidades entre o interior e o exterior.