Colégio em Casar de Escalona / José Ángel Nieto García

© Emilio Fernández

Atuar em uma escola ou construí-la ex novo é uma das tarefas mais esperançosas para um arquiteto. O contato com o edifício concreto da escola é possivelmente para as crianças uma das primeiras experiências arquitetônicas. Todo o trabalho de projetar e construir um colégio tem por isso, uma dimensão pedagógica a partir do ponto de vista arquitetônico que de modo algum está desligada da sua formação como pessoas.

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É mais, é uma oportunidade para oferecer a criança um entorno bem cuidado e carregado de intenções que deixem nela a presença, a memória, de um universo belo e possível. O encorajador é pensar que esta memória acompanhará a criança e a inspirará pelo resto de sua vida de maneira real, seja com maior ou menor consciência.

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Esta ação em concreto consiste na reforma e ampliação de um colégio do pós-guerra em um povoado da província de Toledo. A reforma busca a comunicação entre os dois edifícios pré-existentes no nível do andar térreo e a construção de marquises de acesso aproveitando algumas estruturas de varandas existentes e resolvendo o resto através de estruturas metálicas de estruturas redondas e vigas de seção em H e lajes de concreto à vista. Um muro baixo de cor vermelha limita a zona de jogos ao mesmo tempo em que soluciona diferenças de cota.

© Emilio Fernández

A ampliação se organiza em prismas de ladrilho esmaltado de cores lisas e textura brilhante que deslizam ligeiramente uns sobre os outros para gerar acessos, recuos e varandas. Buscam-se sempre geometrias limpas e definitivas onde as linhas, a cor e a textura do material sejam protagonistas. Por este motivo estes prismas se preservam de todo elemento assessório, de modo que as janelas necessárias para iluminação e ventilação das aulas se leiam como fissuras executadas com acabamento metálico e os acessos a partir do edifício pré-existente se leem como vazios escavados, grandes e profundos.

© Emilio Fernández

O acesso para as aulas de educação infantil, diferenciado do resto dos acessos e num nível inferior, se dá por uma marquise também prismática de chapas brancas com pilares grossos coloridos com diferentes diâmetros que convertem o ato de entrar, em uma pequena aventura ou uma ação lúdica.

© Emilio Fernández

Na parte de baixo, contínua a presença dos volumes de cores vivas e texturas brilhantes, utilizando azulejos esmaltados, jogando com os reflexos e o cromado para fazer do colégio um artefato no meio do caminho entre um brinquedo e uma jóia.

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Ficha técnica:

  • Arquitetos:José Ángel Nieto García
  • Ano: 2010
  • Área construída: 2600 m²
  • Endereço: El Casar de Escalona Toledo Espanha
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Otro e Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: El Casar de Escalona, Toledo, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Promotor: Junta das Comunidades de Castilla-La Mancha
  2. Data do concurso: Octubre 2007
  3. Data da finalização: Setembro 2011a

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Marquez. "Colégio em Casar de Escalona / José Ángel Nieto García" 15 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48764/colegio-em-casar-de-escalona-jose-angel-nieto-garcia> ISSN 0719-8906

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