Atuar em uma escola ou construí-la ex novo é uma das tarefas mais esperançosas para um arquiteto. O contato com o edifício concreto da escola é possivelmente para as crianças uma das primeiras experiências arquitetônicas. Todo o trabalho de projetar e construir um colégio tem por isso, uma dimensão pedagógica a partir do ponto de vista arquitetônico que de modo algum está desligada da sua formação como pessoas.
É mais, é uma oportunidade para oferecer a criança um entorno bem cuidado e carregado de intenções que deixem nela a presença, a memória, de um universo belo e possível. O encorajador é pensar que esta memória acompanhará a criança e a inspirará pelo resto de sua vida de maneira real, seja com maior ou menor consciência.
Esta ação em concreto consiste na reforma e ampliação de um colégio do pós-guerra em um povoado da província de Toledo. A reforma busca a comunicação entre os dois edifícios pré-existentes no nível do andar térreo e a construção de marquises de acesso aproveitando algumas estruturas de varandas existentes e resolvendo o resto através de estruturas metálicas de estruturas redondas e vigas de seção em H e lajes de concreto à vista. Um muro baixo de cor vermelha limita a zona de jogos ao mesmo tempo em que soluciona diferenças de cota.
A ampliação se organiza em prismas de ladrilho esmaltado de cores lisas e textura brilhante que deslizam ligeiramente uns sobre os outros para gerar acessos, recuos e varandas. Buscam-se sempre geometrias limpas e definitivas onde as linhas, a cor e a textura do material sejam protagonistas. Por este motivo estes prismas se preservam de todo elemento assessório, de modo que as janelas necessárias para iluminação e ventilação das aulas se leiam como fissuras executadas com acabamento metálico e os acessos a partir do edifício pré-existente se leem como vazios escavados, grandes e profundos.
O acesso para as aulas de educação infantil, diferenciado do resto dos acessos e num nível inferior, se dá por uma marquise também prismática de chapas brancas com pilares grossos coloridos com diferentes diâmetros que convertem o ato de entrar, em uma pequena aventura ou uma ação lúdica.
Na parte de baixo, contínua a presença dos volumes de cores vivas e texturas brilhantes, utilizando azulejos esmaltados, jogando com os reflexos e o cromado para fazer do colégio um artefato no meio do caminho entre um brinquedo e uma jóia.