A ideia por trás da Casa 11 x 11 era projetar uma residência aparentemente compacta, com materiais homogêneos, utilizando a máxima área possível ainda que a projeção sobre o terreno fosse reduzida. Uma casa que proporcionasse a uma família uma escultura habitável e que ainda demonstrasse para o exterior sua organização interna.
A Casa 11 x 11 é um ícone simbólico para seus usuários, construída a partir de um novo método: as paredes externas e a cobertura de madeira produzida por elementos pré-fabricados são sobrepostas por uma fachada vertical de madeira lamela sem contra-ripas, convergindo para o cume do telhado.
Um acentuado caráter gráfico é o resultado, reforçado pela densidade variável e pela configuração muito precisa das lamelas, incluindo a integração das esquadrias de madeira.
A organização interna se expressa na planta livre do térreo, contendo um núcleo para usos secundários como um espaço contínuo, conectando-se visualmente ao piso superior por meio de espaços aéreos e iluminação planejada.