O concurso pretende criar um novo plano diretor para a área que rodeia o estádio Ratina, em uma das regiões da Finlândia com maior crescimento e desenvolvimento nos últimos tempos.
A proposta vencedora corresponde ao projeto de BIG, “A Linha Vermelha”, que busca descobrir o potencial urbanode uma área de 50.000m² na península de Ratinanniemi. Seu desenho se constrói a partir das qualidades existentes do lugar, o qual é dividido naturalmente entre zonas com características particulares e concebidas como diferentes tipologias arquitetônicas.
A zona Norte do estádio Ratina contém o potencial de se tornar um novo perfil urbano, visível a partir do centro da cidade. Para isso, é proposto um horizonte de casas pontiagudas sobre pilares na água- todas variando em altura – abrigando oficinas, comércio e espaços culturais no nível da rua, estratégia que privilegia a vida pública ao longo da borda costeira.
A segunda zona, localizada na ponta da península, é composta por um bloco perimetral que rodeia um pátio verde e se distorce para seguir na topografia permitindo vistas a partir de todas as unidades de habitação. O edifício toca o solo em ambos os extremos, permitindo o acesso à cobertura.
Na rua Tampereen Valtatie, um novo edifício com oficinas e programa cultural funciona como uma extensão das plataformas, formando uma edificação híbrida, que dá vida ao estádio.
Formando um espaço público linear, a linha vermelha serpenteia através das três intervenções, mudando de forma e função através do lugar: desde um passeio marítimo com saunas e banheiros, até uma rota que termina em uma pista de atletismo.
Cita: Camila Bortoluzzi. "BIG ganha concurso para revitalizar o centro da terceira maior cidade da Finlândia" 15 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48893/big-ganha-concurso-para-revitalizar-o-centro-da-terceira-maior-cidade-da-finlandia> ISSN 0719-8906