Windshape era uma estrutura efêmera encomendada pela Faculdade de Arte e Design de Savannah (SCAD) como um local de encontro e espaço público, perto do seu campus em Provence, Lacoste, França. Construído por nARCHITECTS e uma equipe de estudantes do SCAD durante um período de cinco semanas, Windshape tornou-se o principal espaço público na pequena cidade, e recebeu concertos, exposições e cerimônias durante todo o verão de 2006.
Windshape foi concebido como dois pavilhões de oito metros de altura que se movimentam e mudam de forma dinamicamente com o vento Provençal. A rede estrutural de tubos de plástico brancos que se parecia com uma videira, se unia e se estendia para além dos suportes de alumínio, saia das paredes de pedra calcária e terraços da encosta de Lacoste. Cinquenta quilômetros de fio de polipropileno branco foram enfiados através da rede para criar caixas ondulantes. O padrão foi tecido em regiões densas e outras superfícies, e se prendiam para definir portas, janelas e espaços para sentar.
Ao variar o grau de tensão nos fios, nARCHITECTS construiu Windshape para responder ao vento de várias maneiras, de oscilações rítmicas à ondulações rápidas através das suas superfícies. Durante ventos fortes, Windshape mudou drasticamente, e fez um som de assobio semelhante a dezenas de cabos da brincadeira de pular-cordas. Os pavilhões assumiram uma infinidade de formas temporárias ao longo do verão, uma vez que subiam para dentro e para fora, e momentaneamente descansavam. Desta forma, os ventos locais do Mistral deram forma a estruturas constantemente mutantes. Os pavilhões foram iluminados a noite, contra o pano de fundo o castelo do Marquês de Sade, e eram visíveis de lugares tão distantes como a vila de Bonnieux, a 5 km de distância.
O projeto dos pavilhões reflete um desejo de remixar as paisagens duras e macias de Provence em um sistema tectônico inovador. A vila de Lacoste aparece talhada de calcário, suas ruas e a rede de terraços foram aparentemente esculpidas como vazios na encosta. Em contraste, os campos circundantes, vinhas e arbustos de lavanda, formam uma paisagem luminosa, macia e mutável. Windshape refere na sua forma exterior e geometria angular para a paisagem urbana medieval, enquanto ecoa a mutante, mais suave, paisagem agrícola em sua experiência interna e qualidades dinâmicas.
Windshape foi um laboratório que nos permitiu testar a ideia de um edifício que possa responder a estímulos naturais. Ao invés de simplesmente abrigar-nos dos elementos, os edifícios do futuro poderiam conectar habitantes ao seu ambiente, lembrando-os da sua força e beleza.
Processo Construtivo
Windshape foi construído por nARCHITECTS e uma equipe de estudantes do SCAD ao longo de um período de cinco semanas. Os arquitetos desenvolveram uma sequência de construção que otimizada a utilização de métodos de fabricação medidos e não-medido. Os componentes básicos de cordas, tubos de plástico e suportes de alumínio eram todos digitalmente modelados e traduzidos em um conjunto de desenhos 2D e dados.
Para alcançar o complexo do projeto, geometrias entrelaçadas, os pavilhões foram construídos como uma série de tripés empilhados e cambaleantes. Composto de grupos de três tubos inseridos em um colarinho de alumínio, o tripés foram pré-montados, tecidos com um fio no chão, e içado no lugar. Superfícies intersticiais de fios foram então tecida, entre o tripés no ar.
nARCHITECTS explorou as diferentes propriedades dos dois materiais fracos e flexível para criar uma forte, porém elástica estrutura de redes. Semelhante a um arco de arqueiro, os tubos foram colocados em flexão e a corda em tensão para atingir a integridade estrutural, bem como uma gama desejada de movimentos com o vento. O sistema estrutural interdependente das cordas, tubos e braçadeiras, necessitou um método de fabricação flexível.
Uma costura inicial das cordas através das tubulações permitiram a improvisação em tecer estratégias para proporcionar invólucros, aberturas ou estabilidade. Desta forma, a estrutura indeterminada Windshape dependia igualmente das traduções precisas a partir de modelos digitais, bem como táticas in-situ de construção.
- Ano de Conclusão: Julho 2006
- Cliente: Savannah College of Art and Design (SCAD)