Os proprietários, um casal com dois filhos já casados e netos, resolveram fazer uma nova casa no mesmo bairro e rua onde moravam mas que refletisse a atual fase da vida. Contratado para executar tanto a arquitetura quanto a arquitetura de interiores e a decoração, o escritório buscou fazer desta nova casa um refúgio seguro e inspirador. “Uma casa acolhedora, que proteja, estimule a convivência familiar, as vontades e as idéias, melhore o humor, acalme e silencie”.
Os 1000m2 da antiga construção, seu programa e partido não se adequavam mais aos desejos dos clientes. Menor e com um programa simplificado que foi executado em 540m2, a nova casa deveria estar acima do nível da rua, ser rodeada de jardins e acontecer em um único pavimento, sendo reservado o subsolo apenas para a sauna e o atelier.
Alguns problemas, como umidade e pouco sol, que tornavam os espaços muito frios onde moravam, não poderiam, de forma alguma, fazer parte do novo projeto. O sol presente proporcionando iluminação natural e aquecendo todos os ambientes se tornou uma premissa e norteou a distribuição dos espaços e o posicionamento de grandes panos de vidro utilizados, inclusive, em aberturas superiores. A ventilação cruzada e a integração com os jardins também foram explorados com o uso do material.
A sala de estar, jantar e home fazem parte de um mesmo bloco com pé direito alto e estrutura metálica, diferente do restante da edificação. Na cobertura foram utilizadas telhas cerâmicas e forro de madeira ipê claro acompanhando a única água que se estende em direção aos jardins laterais criando a varanda. As peças principais foram mantidas aparentes e receberam pintura automotiva no tom café ressaltando o tom do forro e da madeira antiga de fazenda utilizada no piso.
A cozinha, ampla, iluminada e com um jardim, pode ser fechada ou aberta integrada ao jantar. Um grande painel de correr em madeira com acabamento em laca na mesma cor das paredes garante sua multiplicidade de uso.
No piso da varanda e em uma parede do lavado foi utilizado ladrilho hidráulico com desenhos geométricos claros e delicados. A área de lazer externa com piscina foi substituída por um spa com vista para as montanhas. No lugar dos tradicionais espaços para churrasco, que era um desejo do filho, criou-se um lugar separado da cozinha da casa, por exigência da proprietária, que foi equipado com uma churrasqueira a gás char broil e recebeu a estrutura de uma cozinha gourmet.
As fachadas receberam textura italiana Tuscania da Novacolor. A residência segue os preceitos da sustentabilidade: energia solar, caixa de captação de águas pluviais para reaproveitamento, ventilação e iluminação abundantes, materiais utilizados fornecidos por empresas certificadas, tais como o MDF utilizado na fabricação dos móveis.
Na decoração foram utilizadas peças familiares antigas, móveis e objetos cheios de memórias pessoais, da família e de viagens, buscando traduzir a história e a identidade dos proprietários. A mistura do novo com o antigo na arquitetura de interiores e decoração garantiu que a residência adquirisse a personalidade dos moradores de forma única e acolhedora.
- Tipo: Casa de Campo
- Ano de conclusão: 2011