A compreensão do entorno imediato do projeto torna-se fator importante para sua leitura. Situa-se numa área histórica situada na borda do Central Business District de Auckland – Nova Zelândia -,em frente a uma importante rua que é conhecida pela rica mistura de prédios de estilo Vitoriano e Eduardiano. A maioria desses edifícios foi deteriorada durante as últimas décadas.
Um forte contraste coloca em contradição a condição urbana da rua principal em relação à rua de serviço, localizada aos fundos do lugar. Essa rua do beco é uma via de serviços e tem se mantido subdesenvolvida e sem planejamento durante sua evolução.
O edifício é concebido como uma manifestação de uma contaminação cruzada de duas condições contrastantes de ruas: a rua principal se preocupando com noções de apresentação, etiqueta e patrimônio, em contraponto à via de serviço preocupada com serviços, entregas e utilidades. O prédio tomou a oportunidade de ser endereço de transição entre essas duas condições de rua. Apresenta uma fachada de concreto reforçado por fibras de vidro e voltada para a rua principal, com aberturas que emolduram o interior do lugar. Tal enquadramento foi concebido como uma abstração das fachadas históricas adjacentes.
Os arquitetos buscaram fragmentar a forma do edifício para fugir da ideia de um volume rígido. Por isso, as cinco torres que o compõe são fragmentadas verticalmente, articulando a composição de escritórios empilhados e espaços comerciais em um trabalho comunitário sustentável.
O prédio é projetado para ser ecologicamente sustentável e recebeu a primeira classificação de prédio cinco estrelas no quesito Sustentabilidade, do Green Building Council da Nova Zelândia.
Informação Complementar:
- Construtora: Macrennie Commercial Construction Limited