O projeto consiste em uma simples casa para convidados, dentro de um pequeno “bosques” de carvalhos, situada sobre uma ilha na Baía de Sarasota. A ilha é estreita, o terreno mede aproximadamente 180 metros de largura e estende-se entre o golfo do México e a Baía de Sarasota. Diferentes ecologias nativas desse ambiente subtropical são claramente evidentes. De leste a oeste o terreno inclui: águas pouco profundas da baía, manguezais, carvalhos, areia, dunas, praia e um golfo.
No lado leste do pequeno “bosque”, como uma transição à ecologia dos manguezais, a estrutura de madeira é inspirada em dois elementos. Em primeiro lugar, o proprietário de um programa de oração que dizia: “Respeitar a terra, e o resto virá do solo”.
A habitação está em uma zona altamente regulada pela FEMA, que requer níveis elevados apoiados sobre pilotis. Para preservar a saúde do pequeno bosque, um organismo especializado, nos pilotis de aço, fundou um sistema que foi projetado para evitar a perturbação da raiz e minimizar o grau de impacto nos carvalhos. Como resultado, todas as árvores existentes foram preservadas.
O segundo objetivo do projeto reflete o caráter e a influência dos carvalhos. Os ramos formados pelos ventos costeiros do oeste serviram de inspiração para a conformação da estrutura. Para conseguir este objetivo, vigas de madeira laminada são utilizadas para envolver a estrutura ao redor do espaço.
Como reflexo da qualidade do arqueio dos membros vivos do carvalho, das curvas, vigas laminadas de pinheiro ancorados na sua base à laje elevada de concreto, e curvas em todo o espaço, apagam a distinção entre parede e teto.
O pedido do proprietário de uma “casa nas árvores” é composto por um pequeno programa, que inclui: um dormitório, um banheiro, sala de estar, cozinha e uma zona de loft /dormir. Os espaços são organizados para proporcionar isolamento entre a propriedade vizinha, ao norte, ao mesmo tempo em que oferece amplas vistas ao pequeno bosque, ao sul e oeste, e a Intercostal Waterway, ao leste.
O térreo inclui um espaço de armazenamento para o caiaque e um terraço coberto. O primeiro andar consiste em um espaço de estar /living, a cozinha, as escadas e um pequeno dormitório. No interior do loft, que é definido principalmente pelas vigas de madeira, e a língua e o seu revestimento, sem querer, aludem ao entorno da baia aquática e a construção do casco de um barco de madeira.
O projeto foi pensando a fim de evocar uma arquitetura orgânica, que está influenciada por e para um reflexo de seu terreno.
- Custo da Construção: $ 870,000.00
- Interior: Shawn Gaither