Edifício Altamira / Rafael Iglesia

Neste projeto tentei priorizar dois aspectos sobre os demais: Primeiro, questionar o que é uma edificação de apartamentos e como funciona. Segundo, resolver a questão estrutural.

© Gustavo Frittegotto

O Programa

O movimento moderno não nos deixou somente sua estética, mas também sua ética: Em uma habitação, a especificidade das suas funções nos mostrou que havia um dormitório para os pais (para a procriação), e outro para as crianças (dois, se forem de sexos distintos). Esta especificidade funcional é o que se questiona no meu edifício, já que a unidade familiar não é tão grande como costumava ser, uma mudança que poderia ser rastreada na ética, rastros que aqui não podemos seguir.

Plantas

Estrutura

Deleuze introduz uma descrição dos dois partidos de funcionamento opostos, Chess and Go, uma descrição que bem pode ilustrar duas formas de trabalhar dentro da Arquitetura. Em uma arquitetura codificada, todos seus elementos funcionam como as peças de xadrez: tem uma natureza interna ou propriedades intrínsecas que as fazem ser oq eu são.

© Gustavo Frittegotto

Assim, uma janela é sempre uma janela, uma porta é uma porta, uma viga, uma viga, e isto se confirmou com cada componente. Elas projetaram as funções e os movimentos. Cada uma delas é um sujeito da frase, com um significado relativo, os significados relativos se combinam em um sujeito do enunciado.

© Gustavo Frittegotto

No meu edifício, tento buscar o contrário. O que estou tentando mostrar são somente as vigas, tratadas como simples unidades cuja função é anônima, coletiva e de uma terceira pessoa, como as peças de Go. Aqui, as vigas não se convertem, como elementos, sujeitos com propriedades intrínsecas, mas sim com propriedades derivadas da sua situação: podem converter-se em uma parede, uma janela, uma porta. Talvez, venham a “atuar” seus papéis, para apoiar algo, e essas funções dependerão do lugar que ocupam no espaço.

© Gustavo Frittegotto

O feixe se move ao redor, persistente, construindo, destruindo, bordeando, subindo e baixando, apoiando, persistindo, mostrando-se e desaparecendo quando menos se espera, sem alterar a unidade. Dentro da “Obra”, o feixe pode converter-se no herói ou no mordomo, que aparece ou desaparece somente quando isso é necessário para o destino que deve cumprir.

© Cucurell Manuel

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Rafael Iglesia
  • Ano: 2001
  • Área construída: 1180 m²
  • Área do terreno: 147 m²
  • Endereço: San Luis 470 Rosario Argentina
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: San Luis 470, Rosario, Argentina
  • Implantação no terreno: Adossado à 1 divisa

Equipe:

  1. Colaboradores: Andrés Lombardo, Mariano Fiorentini

 

 

Informação Complementar:

  1. Cálculo estrutural: Eng. Bollero e Eng.Campodónico
  2. Empresa Construtora: Conystar SRL
  1. Cliente: Conystar SRL
  2. Fotografias: Gustavo Frittegotto, Cucurell Manuel

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Edifício Altamira / Rafael Iglesia" 27 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-50839/edificio-altamira-rafael-iglesia> ISSN 0719-8906

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