Com o intuito de motivar um meio de vida sustentável dentro de comunidades, os ambientalistas e designers John e Cynthia Hardy criaram a Green School, numa iniciativa de ensinar e mostrar para as pessoas como construir com materiais sustentáveis, principalmente com o bambu. Unido a essa criação, está a Meranggi Foundation – que desenvolve plantações de bambu e as apresenta para os plantadores locais, que hoje cultivam o arroz principalmente. Afiliada a essa iniciativa está a PT Bambu, uma companhia de design e construção que promove o uso de bambu como um material primário na construção de edificações, na tentativa de evitar a devastação de florestas.
Dessa forma, a Green School se torna um grande laboratório estendido entre os dois lados do Rio Ayung, em Sibang Kaja, Bali. É nesse ambiente de selva exuberante, com plantas nativas e árvores que crescem em torno de jardins naturais, que o campus se desenvolve potencializado por fontes de energia alternativas, geradas a partir de serragem do próprio bambu que auxilia no aquecimento da água utilizada na cozinha. Além disso, conta com a ajuda de painéis solares e da energia provinda da água, através de uma espécie de moinho.
Dentro do campus encontramos salas de aula, academia, espaços de assembleia, habitação para os estudantes, oficinas, cafeterias e banheiros, localizados em espaços com diversas qualidades em relação a sua organização. O projeto também conta com o cultivo sustentável de bambu para seu uso e estudo dentro da arquitetura, na tentativa de inovar e experimentar métodos que possam ser passados adiante, formando alunos inspirados e engajados em relação às questões que envolvem o meio ambiente.