Daniel Bonilla Arquitectos projetou uma capela aberta em La Calera, Colômbia, que é inserida suavemente no entorno. A simplicidade da geometria acrescenta um toque de elegância ao espaço religioso, como as características naturais do ambiente, do vento e da luz, criando “uma harmonia essencial”.
O projeto propicia, tanto os grandes públicos como os pequenos e privados. Funções como grandes portas que podem transformar a capela de um volume imóvel num “espaço móvel”. Esta relação representa “a passagem entre os dois mundos, entre o conhecido e o desconhecido, a luz e a escuridão”.
“Assim que a porta se abre, um mistério é revelado, e possui um valor dinâmico e psicológico, não apenas nos mostra paisagem, como nos convida para passar através dela. Quando a capela muda seu tamanho, o espaço do altar transforma-se num espaço para o coro, a nave principal se torna lateral e o tabernáculo vira paisagem”.
Materiais inteligentes, as estruturas rígidas são pedras, enquanto o corpo móvel é feito de aço, vidro e madeira num desenho entrelaçado. A lagoa refletinda num dos lados da capela, dilui a estrutura maciça na paisagem, e também acentua e distorce o volume para que sua densidade desapareça.
Equipe de Projeto: Daniel Bonilla, Akira Kita, Ana Lucia Cano
Informação Complementar:
Fotografias: Alberto Fonseca, Natalia Borda
Via The Contemporist