Situada em Bolzano, Itália, a Vila Urbana Domus Radicalis abrange um conceito que procura tipologias de habitação idênticas, repetitivas, mas sim que ofereça diferentes residências que aumentem a exclusividade de cada unidade. Projetada pelo escritório Metrogramma, com sede em Milão, o condomínio é um edifício que se integra harmoniosamente com o contexto urbanos ao seu redor.
A relação entre as diferentes propostas tipológicas é concebida como uma paisagem, feita de espaços cheios e vazios. Estas inovações permitiram que Metrogramma dirigisse seus esforços ao modelo de intervenção residencial.
As tipologias residenciais são as seguintes: habitações com jardins (térreo), vilas unifamiliares (primeiro andar), apartamento loggia (terceiro e quarto andares) e coberturas com terraços ajardinados (quinto andar). E ainda, cada apartamento está dotado de amplas varandas-loggias, e terraços em cada pavimento.
A fachada está cheia de detalhes precisos que dão uma ideia das subdivisões heterogêneas interiores. A cobertura externa é construída com placas de fibrocimento que se estabelecem em uma subestrutura.